O Banco Central publicou na manhã desta terça-feira (14) a ata da última reunião do Copom, em que aumentou a taxa Selic em 1,5 ponto percentual, para 9,25%, antevendo outro ajuste da mesma magnitude na próxima reunião.
Leia também
O que significa a variação da Taxa Selic?
Millenium Fiscaliza: Teto de gastos é aliado no combate à pobreza
O Copom avaliou o ritmo apropriado de elevação dos juros, analisando suas projeções de inflação utilizando simulações com trajetórias de política monetária com diferentes taxas terminais, sob diversos cenários alternativos.
O Comitê também comparou cenários envolvendo ritmos de ajuste maiores do que o de 1,50 ponto percentual com cenários em que a taxa de juros permanece elevada por período mais longo do que a implícita no cenário básico.
“Concluiu-se que o ritmo de ajuste de 1,50 ponto percentual, neste momento, é adequado para atingir, ao longo do ciclo de aperto monetário, um patamar suficientemente contracionista para não somente garantir a convergência da inflação ao longo do horizonte relevante, mas também consolidar a ancoragem das expectativas de prazos mais longos”, destacou o documento.
Fonte: “InfoMoney”, 14/12/2021
Foto: Reprodução