A 107ª edição do Imil na Sala de Aula foi um sucesso. Com mais de 150 pessoas no auditório da Escola de Administração e Negócios (Esan) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, o professor de economia e cientista de dados Vítor Wilher traçou, nesta terça-feira, cenários econômicos para o Brasil pós-2018. Em seu site, Análise Macro, Wilher fez uma balanço dos temas abordados durante o evento:
“A ideia era mostrar que um crescimento sustentável nos próximos anos só será possível se o sistema político brasileiro se comprometer com uma agenda reformista mínima. Para isso, fiz um passeio pela teoria macroeconômica, pelos desenvolvimentos da economia brasileira após o plano Real, com especial ênfase para o interregno desenvolvimentista do período pós-Palocci até o impeachment da ex-presidente Dilma; uma volta ao nacional-desenvolvimentismo das décadas de 60 e 70 do século passado, que causou uma das maiores recessões da História do Brasil. A retomada em curso, por suposto, só está sendo possível por um comprometimento mínimo, ainda que instável, com a agenda reformista que vigorou no país do final do governo Sarney até o primeiro governo Lula”.
O especialista do Instituto Millenium disponibilizou os slides de sua apresentação. Faça o download aqui ou clique na imagem abaixo:
Próxima parada: UFRJ
No dia 20 de março, o Instituto Millenium chega à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com a palestra “Cenários da economia brasileira”, ministrada pelo economista e especialista do Imil Roberto Troster. A palestra fará parte do calendário da Semana de Química, organizada pelos alunos da Liga de Investimentos da Escola de Química.
Troster explicará ao público o que é razoável e o que é possível esperar até 2022, considerando alguns desdobramentos da evolução política em Brasília. Falará sobre o quadro externo, a geração da crise brasileira e a política econômica adotada que nos trouxe para a atual situação fiscal. O economista também apresentará trajetórias razoáveis para os juros básicos, o dólar, o PIB e outras variáveis, assim como os desafios que este e o próximo governo devem enfrentar.
O evento é gratuito e aberto ao público.