Você já deve ter percebido: a Black Friday está chegando! E é importante estar ligado desde já, ainda mais agora. O e-commerce brasileiro cresceu no primeiro semestre deste ano em proporções não observadas nas últimas duas décadas. O fenômeno aconteceu em função da pandemia do novo coronavírus, quando o serviço online era a opção de compra mais viável e segura no período de isolamento social.
Em entrevista recente ao projeto Imil nos Bastidores, o CEO da e-thinkers, Thiago Santos, comentou os principais motivos que levaram ao crescimento de mercado. “Um dos fatores foi o fechamento das lojas físicas e a necessidade de consumo da população. Mas o principal foi a transformação nos bastidores: as empresas tiveram que se adequar. O que mais ouvi falar é que o nosso processo de digitalização acelerou 10 anos, nas mais variadas áreas”, afirmou.
Reveja o Imil nos Bastidores com Thiago Santos:
E o e-commerce deve ganhar um novo impulso agora em novembro, uma vez que a Black Friday é esperada pelos consumidores que não abrem mão de um bom desconto. Thiago Santos está otimista com a chegada da nova temporada, prevendo um crescimento de 170% na comparação com os resultados de 2019.
De acordo com o CEO, ainda há espaço para crescimento do e-commerce e, por isso, algumas dicas são importantes para os varejistas aumentarem seus resultados durante o período. Thiago recomenda que o empreendedor “trabalhe muito bem na mídia, com antecedência”, a fim de obter melhores resultados. “Fazendo ações para captar público, seja por meio de preenchimento de formulário, seja fomentando algumas bases de remarketing, para impactar o público no momento adequado”, acentua.
Durante a temporada de compras, o CEO da e-thinkers sugere que uma parte dos investimentos seja aplicada em mídia de remarketing e mídia display. “O investimento deve ocorrer também na estratégia de comunicação direta, seja e-mail marketing, SMS ou WhatsApp. O importante é usar todos os recursos que você possui para se comunicar novamente com essa base”, argumenta.
Além disso, ele destaca a importância de inventário e vitrines estarem organizados, colocando em evidência o que o empreendedor tem mais no estoque e, com isso, aumentando a oportunidade de escoamento e de ter um bom resultado de vendas para o período.
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Para o pós-venda, Thiago aponta que é o momento de “brilhar” e garantir excelência para ganhar a confiança do consumidor. Segundo o CEO, a entrega precisa chegar na casa do cliente no prazo combinado, se possível em um tempo até menor, para que ele seja positivamente impactado.
“Por isso é importante organizar a estratégia de frete. Se o e-commerce tiver muitas vendas concentradas em uma determinada região, é possível reservar um portador ou empresa de logística para ajudar na distribuição dessas vendas, que terão um volume maior do que habitual”, explica.
Thiago acredita ainda que a Black Friday oferece a oportunidade de captar muitos novos compradores, e se o empreendedor conseguir uma boa relação com eles no pós-venda, há grandes chances de se tornarem clientes no longo prazo.
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