O Banco Central (BC) lançou, no início deste mês, a plataforma Minha Vida Financeira, que reúne as informações bancárias dos cidadãos, como empréstimos, cheques sem fundo, dívidas com o setor público e contas abertas em bancos.
No caso de empréstimos e financiamentos, o ambiente criado dentro do site do BC permite que a pessoa verifique se há saldo devedor e em qual modalidade — se em cartão de crédito, consignado ou cheque especial, por exemplo.
Responsável pelas informações do novo portal, João Paulo Borges, do Departamento de Atendimento ao Cidadão do BC, disse que os relatórios de empréstimos podem ajudar o cidadão a corrigir possíveis erros das instituições financeiras e auxiliá-lo na obtenção de novos financiamentos.
Últimas notícias
Refinarias podem reduzir produção de combustível de aviação devido ao Coronavírus
Rio: Prefeitura omite despesas para calcular gastos com pessoal, diz TCM
Em dia de turbulência, Tesouro anuncia programa de leilões de títulos públicos
— No relatório de empréstimos e financiamentos, você sabe o que tem de dívidas a vencer ou vencidas. Geralmente, esse tipo de relatório é solicitado ou acessado diretamente por instituições financeiras, quando você vai obter um novo empréstimo — comentou.
O portal também reúne o histórico de contas bancárias. O professor de finanças da ESPM Adriano Gomes diz que a medida pode facilitar a vida do contribuinte na hora do preenchimento da declaração do Imposto de Renda.
— Neste momento de Imposto de Renda, é muito importante, porque as pessoas às vezes têm conta em três instituições e podem se esquecer de alguma. Uma vez que isso tudo está consolidado em um único relatório facilita muito — disse.
O Banco Central acredita que, com as informações, as pessoas possam também organizar melhor suas finanças pessoais e resolver possíveis pendências.
— A gente reuniu tudo em uma única página, porque, antes, as informações ficavam dispersas. Queremos ajudar na gestão financeira do dia a dia — disse Borges.
+ Menos burocracia, mais investimentos
Quem precisa de uma certidão negativa de relacionamento bancário também pode obtê-la no portal. O documento é necessário em alguns casos em que o cidadão tem de provar que não tem condições financeiras. A certidão pode simplificar, por exemplo, o acesso aos serviços da Defensoria Pública e em processos de requerimento de bolsas estudantis.
Para acessar as informações, é necessário entrar no site ou no aplicativo de celular do banco onde o cidadão tem conta e permitir o acesso ao sistema de registro do Banco Central, chamado de Registrato. A autorização também pode ser feita com certificado digital, por carta ou diretamente na sede do Banco Central em Brasília.
Fonte: “O Globo”