Carlos, de 20 anos. Ana, de 18 e Leonardo, de 20. Quem encontra com esses jovens não imagina do que eles são capazes. Eles fazem parte de um grupo que só no ano passado ajudou mais de 3 mil empresas a ganhar dinheiro – e algumas a sair do buraco.
Eles são consultores de empresas e fazem parte do MEJ – Movimento Empresa Júnior, que atua em mais de 800 universidades em todo o país.
“Empresa júnior é uma empresa feita por alunos de faculdades, que presta consultoria pra empresas normais, com clientes regulares, aplicando conhecimento que eles têm na faculdade em empresas”, explica Leonardo Pasqualin, presidente da empresa júnior da FGV.
Últimas notícias
Parecer da reforma da Previdência começa a ser discutido nesta terça na comissão especial
União pagou em maio R$ 401 milhões em dívidas atrasadas de estados
A empresa júnior da Fundação Getúlio Vargas é a mais antiga do país. Surgiu em 1988, ano da promulgação da nova Constituição e de hiperinflação galopante.
Carlos Costa, diretor comercial da empresa júnior da FGV-SP compara como eram feitas as pesquisas de mercado há trinta anos e agora. “As pessoas iam para as ruas fazer pesquisa, levava dias. Hoje em dia a gente coloca tudo no celular, num aplicativo, em questão de horas a gente tem todas as respostas que precisa”, explica.
Uma consultoria da empresa júnior dura em média 42 dias e custa de 10 a 20 mil reais, metade do preço de mercado.
Um depósito de construção precisava arrumar a casa. Pedro Cassavia, sócio do negócio, trabalhava na empresa júnior da FGV, na época, e prestou consultoria para o pai e para o irmão.
A primeira orientação que o Pedro deu para o Lucca Cassavia foi: baixe o preço do cimento. “Qualquer reforma que você for fazer, vai ter que usar cimento. Vendendo cimento, você acaba vendendo tinta e produtos de hidráulica, por exemplo”, explica a estratégia estudante de administração / FGV-SP.
“Baixamos a margem e ganhamos na quantidade. Dobrou a venda de cimento e de agregados”, conta Lucca Cassavia.
A consultoria também orientou os empresários a fazer divulgação nas redes sociais, treinar e estimular os funcionários, além de abrir mais uma porta na loja.
O resultado do trabalho foi imediato. “No mês seguinte ao que o projeto terminou, o faturamento da empresa subiu quase 15%. Foi muito bacana trazer inovação, tecnologia pra empresa.”, diz Pedro Cassavia.
+ Henrique Sartori: Gestão educacional para as escolas do futuro
Ficou interessado, empresário? No site da Confederação Brasileira de Empresas Juniores você encontra todas as informações para contratar essas consultorias.
Empresa Júnior Fundação Getulio Vargas
R. Itapeva, 432 – Bela Vista
São Paulo/SP – CEP: 01332-000
Telefone: (11) 3799-7712
E-mail: contato@ejfgv.com
Site: ejfgv.com
MCassavia Materiais para Construção
Rua Quatá, 435, Vila Olímpia
São Paulo/SP – CEP: 04546-042
Telefone :3841-9552
Email: contato@mcassavia.com.br
Site: www.mcassavia.com.br
Fonte: “G1”