O cashback é um programa de recompensa para o consumidor, que recebe, em forma de saldo, parte do valor gasto num produto ou serviço. É uma ótima ideia para fazer um cliente comprar mais em um empreendimento.
O aplicativo criado pelo Daniel Cava e mais dois sócios atualizou esse conceito. Ele criou um ecossistema em que é possível gastar o saldo recuperado em qualquer estabelecimento parceiro. Rodrigo Lopes, que tem um supermercado, queria criar um programa de fidelidade, e resolveu investir na plataforma cashback, ou seja, no conceito de “dinheiro de volta”. Rodrigo optou pelo aplicativo criado pelo Daniel Cava e os sócios.
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“A ideia foi criar uma carteira única de recompensas, onde esse consumidor poderia reunir todos esses incentivos em um ambiente só. Você pode acumular uma recompensa em um posto de combustível e consumir em uma padaria, então formando-se aí um programa de coalização de estabelecimentos físicos locais”, explica Daniel Cava.
O aplicativo é gratuito para o consumidor. Já o comércio paga mensalidade de R$ 299,00 ou um percentual sobre cada transação realizada.
O cashback não é novidade, existe há algumas décadas, mas a diferença é que hoje a tecnologia ajudou a melhorar a experiência. Com o GPS do smartphone é possível identificar e saber onde o cliente está.
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O aplicativo de cashback foi criado em 2016, no interior de São Paulo. Hoje, está em mais de 300 cidades, espalhadas por nove estados. E para o cliente a operação é fácil: para receber os créditos em um estabelecimento credenciado, ele faz a compra normalmente, faz o pagamento e aí depois é só digitar o CPF. Na mesma hora, o cashback aparece no aplicativo.
O aplicativo de cashback já devolveu R$ 130 milhões para quase três milhões de usuários do app. E o Rodrigo, dono do mercado, em 12 meses de uso teve um aumento de 33% nas vendas e de 28% na base de clientes.
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Fonte: “G1”