Imagine um prédio residencial como se fosse um celular, com todos os aplicativos plugados a ele, funcionando fisicamente dentro desse empreendimento. É isso que a Vitacon, referência no desenvolvimento de tecnologias para moradia inteligente, lançou na última semana, em São Paulo, durante evento que reuniu seis CEOs das maiores empresas que representam a nova economia no Brasil – Grow, Turbi, Apptité, BT FIT, DocWay e Ifood.
No encontro, os executivos discutiram o futuro do futuro. Falaram sobre a nova plataforma lançada pela Vitacon – o App Space -, futuro da moradia e outras formas de consumo de diversos tipos de serviços.
Na prática, o novo conceito transformará os prédios da Vitacon em um dispositivo (celular) com uma série de serviços (aplicativos) que estarão integrados à estrutura física do complexo residencial, disponíveis 24 horas por dia para os moradores e, em alguns casos, até para o público externo. O VN Ueno, na Bela Vista, será o primeiro empreendimento projetado sob o conceito App Space da Vitacon. A plataforma foi desenvolvida em conjunto com a Housi, startup de moradia on demand da Vitacon, que faz locação online e gestão patrimonial, além de contribuir nas experiências dos moradores.
Últimas notícias
‘Reforma tributária será mais difícil que a da Previdência’
Bernard Appy: “Os problemas do imposto único”
Governo vai liberar recursos do FGTS. Saiba como serão os saques
A variedade de produtos e serviços para os que vão viver este novo conceito contemplará diversas áreas – de alimentação a academia com aulas transmitidas pela televisão em tempo real, passando por serviços de beleza e de transporte. Tudo isso com espaços dedicados e acontecendo fisicamente dentro dos prédios.
O Singu, aplicativo de serviços de beleza on demand, por exemplo, terá uma área exclusiva com TV e acesso à Netflix e uma manicure para receber os clientes como se estivessem em casa.
O Ifood disponibilizará um armário térmico inteligente para entrega de mercadorias sem a necessidade de contato entre o entregador e seu cliente. A Docway, serviço de médico delivery, terá uma sala privativa para atendimentos médicos e consultas simples que não envolvam medicações.
— Usufruir de todas as facilidades, sem se preocupar com os custos de manutenção e outras pendências de proprietários de imóveis tradicionais será um diferencial para os moradores — conta Fabio Tiepolo, CEO da Docway.
Já o Apptité, delivery de comida artesanal, disponibilizará uma cozinha gourmet compartilhada, além de bancadas para os moradores cozinharem e freezer com produtos on demand para os condôminos.
A lavanderia compartilhada Omo House lava, seca e passa as roupas de todos os moradores. Pelo aplicativo é possível agendar o recolhimento das peças. Caso não queria realizar o atendimento, o usuário pode acompanhar em tempo real se há máquinas de lavar e secar disponíveis.
No Espaço Mobilidade, o morador poderá escolher qual meio de transporte deseja usar naquele dia. É possível usar o carro compartilhado, patinete ou bicicleta elétrica. Para cada meio escolhido, é necessário baixar o aplicativo da respectiva empresa responsável – Turbi, Yellow e Grin.
— Aqui os serviços se completam e todos juntos vamos aprender, crescer e seguir no caminho para fazer um futuro com mais opções para todos — diz Diego Lira, CEO da Turbi.
— Quando criamos esses novos meios de locomoção, mostramos que há outras opções para tornar a cidade mais amigável para todos os moradores. Todos os empreendedores aqui reunidos geram, juntos, as mudanças que queremos — completa Marcelo Loureio, CEO da Grow.
Iniciativa da academia Bodytech, o espaço BTFit contará com sala com equipamentos de ginástica e uma tela que transmite aulas ao vivo ministradas por um professor da rede. A programação de aulas é disponibilizada no local e o cliente pode escolher de quais deseja participar.
Inovação e relacionamento
— No conceito App Space, os prédios receberão updates, da mesma forma quando atualizamos os aplicativos do nosso celular. A Vitacon já conta com mais de 70 prédios e vamos implantar o AppSpace nos novos lançamentos. Além disso, ainda este ano, vamos lançar 14 novos empreendimentos e expandir a plataforma e soluções para outras sete capitais do país — explica Frankel.
Para este ano, a previsão é que seja realizado o lançamento de cerca de 5.000 novas unidades. E o otimismo de Alexandre tem explicação. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Alexandria.ai e encomendada pela Vitacon, 62,8% das pessoas entre 18 e 44 anos concordam com a frase “o verdadeiro privilégio é ter tempo e não precisar ter carro”. “Daqui a dez anos, todos os prédios que não estão preparados para ter essas soluções, esses ambientes abertos, ter tecnologia embarcada, irão ficar obsoletos”.
+ Simon Schwartzman: O futuro das federais
Além do tempo e conveniência, outro ponto de destaque neste estilo de moradia é a convivência, que acontece de forma tão intensa que originou o grupo de relacionamento chamado VN Club. Trata-se de um clube de encontros, benefícios, networking e conexão entre pessoas que moram em prédios da Vitacon. Os membros participam de eventos, uma boa oportunidade para construir relacionamentos, conhecer e fazer amizades com vizinhos e até gerar negócios, como já aconteceu tantas vezes em menos de 1 ano de existência do VN Club.
Serviço:
VN Ueno
Rua Barata Ribeiro, 108 – Bela Vista, São Paulo, SP
Fonte: “O Globo”