A Organização Mundial do Comércio (OMC) reduziu ainda mais a projeção de crescimento do comércio mundial para 2019 e 2020, citando a escalada das tensões comerciais e a desaceleração da economia global.
Para 2019, a OMC passou a projetar um crescimento de 1,2%, abaixo da estimativa anterior de 2,6% feita em abril. Já para 2020, a previsão é de avanço de 2,7%, ante estimativa anterior de alta de 3%.
Em 2018, o comércio mundial de produtos cresceu 3%, segundo dados da OMC.
De acordo com relatório publicado nesta terça-feira (1) pela entidade, “os riscos negativos permanecem altos”, uma vez que conflitos como a guerra comercial entre Estados e China aumentam as incertezas e têm levado empresas a adiarem investimentos.
Últimas notícias
Depois de semana de adiamentos, Senado se prepara para votar Previdência
Associação de juízes vai ao STF contra a Lei de Abuso de Autoridade
Armínio Fraga: No final do arco-íris tem um pote de ouro
A OMC cita também como fatores para uma maior desestabilização a mudança das políticas monetária e fiscal em curso em vários países e o risco de um ‘Brexit desordenado”.
Desaceleração global
No dia 19, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) também reduziu de maneira considerável as previsões de crescimento da economia mundial, passando a projetar um crescimento de 2,9% em 2019 e 3% em 2020, após uma expansão de 3,6% em 2018.
Segundo a OCDE, confirmadas as previsões, serão as taxas de crescimento anua mais fracas desde a crise financeira de 2008/2009.
Fonte: “G1”