O movimento zero waste (ou desperdício zero, em tradução do inglês) conquista adeptos ao redor do mundo. São pessoas que tomam consciência do impacto que o seu consumo, muitas vezes desenfreado, pode causar no planeta e decidem reverter a situação, seja pela redução do consumo ou pela substituição de produtos descartáveis por itens duráveis.
De olho nessa tendência, a geógrafa Lívia Humaire decidiu abrir uma loja que ajuda seus clientes a diminuir seu desperdício: a Mapeei – Uma Vida Sem Plástico, que vende diversos produtos reutilizáveis – de canudos de alumínio a guardanapos de pano. Plástico na loja, nem pensar.
Foi no final de 2014 que Lívia teve seu primeiro contato com o movimento zero waste, graças a uma reforma em seu apartamento. “Eu tive que me mudar para dentro da obra e minha filha falou: ‘Mãe, aqui tem muito lixo, não dá para a gente morar aqui’”. Isso desencadeou um processo de reflexões e pesquisas que levou Lívia a conhecer Bea Johnson, uma das expoentes mundiais da corrente.
Depois de um período afastada da área de sustentabilidade, quando atuou em uma consultoria de treinamentos, a geógrafa se reaproximou do setor para trabalhar e estudar. Em 2017, Lívia fez uma longa viagem. Visitou 20 países e aprendeu ainda mais sobre a filosofia do desperdício zero em lugares como Estados Unidos, Suíça, Alemanha, Portugal e França. “Voltei decidida a empreender na área”, afirma.
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Antes da concepção do modelo do negócio, a ideia que Lívia estava buscando colocar em prática era de uma loja de cosméticos a granel. Foi durante a sua viagem de “exploração”, no entanto, que a geógrafa percebeu que poderia ir além. “Eu vi que a minha ideia poderia ser ampliada para o modo de vida que eu já tinha. Não precisava ser só com cosméticos”, diz. Nascia então a Mapeei.
Antes de inaugurar a loja, em setembro de 2018, Lívia teve que reformar o ponto comercial que escolheu, na rua Augusta. Para conseguir recursos para a obra, criou uma campanha de crowdfunding. Sua meta era conseguir R$ 15 mil. No fim, o financiamento coletivo foi ainda melhor: ela conseguiu R$ 16,8 mil.
Após a reforma, Lívia convidou a designer Lori Vargas para ser sua sócia no negócio. Elas se conhecem há seis anos, desde que os filhos das duas começaram a estudar juntos.
Localizada na rua Augusta, em São Paulo, a loja atende entre 80 a 100 pessoas por dia, com tíquete médio de R$ 100. O número de fornecedores já passou de 46 para mais de 70.
Os canudos reutilizáveis são os itens mais procurados – graças à legislação de cidades como o Rio de Janeiro, que proibiu o produto em sua versão plástica –, junto com escovas de dente ecológicas e cosméticos.
Mas a Mapeei também comercializa copos e talheres reutilizáveis, garrafas e marmitas de inox, recipientes de vidro, sacolas para alimentos e compras, guardanapos de pano, escovas de dente de madeira, absorventes ecológicos e até glitter biodegradável. “Nosso conceito é ser uma loja de soluções para o indivíduo que queira diminuir o seu impacto ambiental”, diz Lívia.
Até o final de maio deste ano, a Mapeei planeja lançar um site para atender todo o Brasil e inaugurar o segundo andar da loja. Para Lívia, a tendência é que o movimento zero waste ganhe cada vez mais força em todo o mundo. “Às vezes eu tenho a impressão de que nós estamos no sofá assistindo uma pré-catástrofe acontecer e acho que muitas pessoas ligadas às questões ambientais estão realmente tomando atitudes importantes”, afirma. “E nós também vemos muitos clientes chegarem na loja já dentro de uma rotina bem mais sustentável do que eu poderia falar há um ou dois anos.”
Fonte: “Pequenas Empresas, Grandes Negócios”