Segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o Impostômetro, painel de divulgação da carga tributária brasileira, atingirá a marca de R$ 1,2 trilhões no domingo, dia 30. No ano passado, a arrecadação só atingiu esse valor no dia 14 de dezembro. A ACSP estima que até o fim de 2011 seja arrecadado R$ 1,4 trilhão em tributos.
A situação é crítica, pois a despeito de ser um dos países com a maior carga tributária do mundo, o Brasil ostenta os baixos índices de educação, saúde e segurança do planeta. Para agravar esse cenário, o governo acena com a possibilidade de criação de um novo imposto para a saúde pública, aos moldes da antiga CPMF.
O presidente da ACSP, Rogério Amat, chama atenção para a incompatibilidade dos altos valores arrecadados pelo governo e a qualidade de vida dos cidadãos brasileiros. “As pessoas precisam de bons hospitais, as crianças dependem de uma boa escola para ter formação de qualidade e o transporte tem de suprir a necessidade do cidadão. Temos que saber que somos pagadores de impostos e não contribuintes, e cobrar o retorno desse dinheiro em serviços públicos eficientes”.
Fonte: Agência Estado, 27/10/2011
No Comment! Be the first one.