As empresas são obrigadas a repassar para as autoridades arrecadatórias parte do lucro que obtém através do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IPRJ). E o Brasil integra a lista das dez nações com maior alíquota sobre o lucro das companhias, além de liderar a lista de complexidade tributária.
O ranking da consultoria KPMG considera apenas nações com mais de um milhão de habitantes e PIB superior a 20 bilhões de dólares. Segundo a pesquisa, a lista dos países que mais retém o lucro das companhias é (com alguns países empatadando as posições):
- Émirados Árabes
- Estados Unidos
- Japão
- Angola
- Argentina
- Sudão
- Paquistão
- África do Sul
- Brasil
- Venezuela
É preciso lembrar que as contribuições sobre o lucro estão longe de serem as únicas pagas pelas empresas. Para citar alguns exemplos, o PIS e Cofins incidem sobre a receita bruta; o IPI, sobre a produção.
Veja aqui a lista da consultoria KPMG sobre a complexidade das taxas.
Este ano, países como África do Sul e Japão, diminuiram estes impostos.
fonte: Exame
Leia a matéria completa aqui
Mais
Acesso a Página da Cidadania e obtenha mais informações sobre impostos e a contrapartida do Estado
Entrevista Maílson da Nóbrega: “Não vejo a presidente Dilma com condições para empreender a reforma tributária”
Aqui se paga imposto sobre o faturamento bruto além do IRPJ, logo deve ser o primeiro da lista! O problema não é o tamanho da alíquota, mas a base de cálculo. E nisso , sem dúvida alguma, somos os piores do mundo. É muita injustiça tributária para um país só.