O Brasil vai participar pela primeira vez da European Girls’ Mathematical Olympiad (EGMO, Olimpíada Europeia de Matemática para garotas, em tradução livre), um torneio voltado para estimular a participação feminina na matemática. A competição está na sua sexta edição e acontece este ano em Zurique, na Suíça, entre os dias 6 e 12 de abril, com participação de outros 43 países.
A equipe brasileira é integrada pelas estudantes Jamile Falcão, de Fortaleza; Júlia Perdigão, do Rio de Janeiro; Juliana Carvalho, de Igarapé, em Minas Gerais; e Mariana Bigolin, de Porto Alegre. Elas foram selecionadas em janeiro pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) dentre meninas do ensino médio de todas as regiões do país e que tiveram bons resultados na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).
Única carioca da equipe, Júlia está no 3° ano do ensino médio e divide seu tempo entre a preparação para o torneio e os estudos para o vestibular. Apaixonada pela matemática desde o 5° ano, quando começou a estudar a matéria a fundo para uma prova de seleção do Colégio Militar, a estudante acha importante iniciativas como essa para estimular outras meninas.
— Acho que esse torneio pode encorajar outras a quererem participar de olimpíadas. É um incentivo. Estou muito animada para a viagem, quero muito ir para a Europa, mas estou nervosa com a competição — contou Júlia, que atualmente estuda no Pensi Tijuca.
O Impa é responsável pelo treinamento da equipe e financiamento da viagem. No total foram investidos cerca de R$ 45 mil. O time é liderado por Edmilson Motta, coordenador da OBM, e tem como vice-líder Ana Karoline Carneiro, estudante de engenharia no Instituto Militar de Engenheria (IME). Ela já ganhou medalhas na OBM entre 2011 e 2014 e em 2016 e participou de outras competições internacionais.
De acordo com o Impa, essa é a primeira vez que o Brasil participa porque não havia quem financiasse o envio da equipe e os treinamentos.
Fonte: “O Globo”.
Boa IMPA, boa meninas! Vão tranquilas e alegria no problem solving de vcs que tudo vai dar certo. Ficamos torcendo!