Segundo relatório divulgado anualmente pelo Banco Mundial, o Brasil caiu de 120º para o 126º lugar no ranking que analisa os regulamentos que afetam as empresas nacionais. O estudo engloba o período de junho de 2010 a maio de 2011 e classifica 183 países levando em conta indicadores relacionados ao ambiente de pequenas e médias empresas e seus ciclos de vida.
O economista e especialista do Instituto Millenium Cristiano Costa comenta alguns destes indicadores. Ouça abaixo:
[display_podcast]
A segunda melhor colocação por área obtida pelo país no estudo foi a relativa a investidores, na qual o Brasil ocupa a 79º posição. Já o pior desempenho continua no setor de arrecadação de impostos, em que o Brasil ocupa o 150º lugar. Segundo Sylvia Solf, coordenadora da equipe que elaborou o estudo, “o Brasil está na direção correta” e cita o indicador sobre obtenção de eletricidade, no qual o país obteve desempenho de destaque, ocupando a 51º posição. Porém, Costa chama atenção para o fato de que mesmo nos quesitos em que o Brasil mais se destaca, como no indicador de força dos direitos legais, seu desempenho ainda pode ser melhorado.
Veja abaixo as classificações do Brasil nos indicadores que compõem o estudo (clique na imagem para ampliá-la) ou acesse o estudo completo.
Apesar da queda, o Banco Mundial aponta alguns avanços do país na área de obtenção de crédito, por exemplo. O fator responsável pela melhora neste aspecto teria sido o fato de agências de crédito terem sido permitidas a coletar e compartilhar informações positivas. Apesar dos avanços, o país ainda está atrás de várias economias latino-americanas e entre os Brics é o segundo pior colocado, à frente, apenas, da índia, que aparece em 132º lugar. Cristiano Costa cita a burocracia como principal impedimento e fator responsável pelo mal desempenho do país no quesito abrir um negócio. “Existem muitas grandes empresas que poderiam estar no Brasil hoje e não estão devido a estes fatores”, afirma o economista.
Fonte: Relatório “Doing Business 2012”, Banco Mundial.
Outros relatórios, pesquisas e indicadores podem ser acessados em nossa seção Indicadores.
No Comment! Be the first one.