Ética, sustentabilidade, economia e política. Temas tão diversos quanto complexos que fazem parte da agenda de transformações e necessidades de qualquer país. No caso do Brasil, tornam-se ainda mais relevantes para pensar o desenvolvimento. Parceria do Instituto Millenium com a Casa do Saber Rio, esse ciclo de palestras reúne diferentes especialistas que apresentarão suas ideias sobre questões fundamentais para o desenvolvimento presente e futuro do país.
Início: 15 de março de 2011
Duração: cinco encontros mensais
Dias/horários: Terças-feiras, às 17h (15/03, 05/04, 03/05, 07/06, 05/07)
Local: Casa do Saber – Rio, Av. Epitácio Pessoa, 1164 (Clique aqui e veja o mapa)
O evento é gratuito.
Inscrições e informações:
Tel.: (21) 2227-2237 (Casa do Saber, das 11h às 20h)
E-mail: inforio@casadosaber.com.br
Aulas:
15 MAR | 1. LIDERANÇA PÚBLICA X CORRUPÇÃO
Luiz Felipe D’Ávila
05 ABR | 2. REFORMA POLÍTICA
Amaury de Souza
03 MAI | 3. DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE
Eduardo Viola
07 JUN | 4. DISTRIBUIÇÃO DE RENDA
Ricardo Paes de Barros
05 JUL | 5. A INCRÍVEL HISTÓRIA DA MOEDA E DA HIPERINFLAÇÃO NO BRASIL
Gustavo Franco
Ministrado por:
Luiz Felipe D’Ávila. Diretor presidente do Centro de Liderança Pública, organização não governamental dedicada ao desenvolvimento e à formação de líderes políticos. É membro do Conselho do Human Rights Watch. Foi editorialista dos jornais “Gazeta Mercantil” e “O Estado de S. Paulo” e comentarista político das TVs Manchete e Record. Em 1996, fundou a Editora D’Ávila, responsável pela publicação de revistas como “República” e “Bravo!”. Em 2002, a “Bravo!” foi vendida para a Abril, editora da qual se tornou diretor superintendente. Graduado em Ciências Políticas pela Universidade Americana de Paris e pós-graduado em Administração Pública pela Universidade de Harvard (Kennedy School of Government). Autor de “Os virtuosos” e “Brasil, uma democracia em perigo”, entre outros livros. Sócio da Casa do Saber de São Paulo. Luiz Felipe D’Ávila participou do 5º Colóquio do Instituto Millenium. Clique aqui para conferir o vídeo.
Amaury de Souza. Doutor em Ciência Política pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e bacharel em Sociologia e Política e em Administração Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor emérito da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Sócio diretor das empresas de consultoria Techne e MCM Consultores Associados, sediadas em São Paulo e no Rio de Janeiro. Conselheiro do Instituto Millenium e também da Associação Comercial do Rio de Janeiro. Consultor político da Associação Comercial de São Paulo. Foi membro do Conselho de Orientação Política e Social da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Autor, entre outros livros, de “A agenda internacional do Brasil: a política externa brasileira de FHC a Lula” e, em coautoria com Bolívar Lamounier, de “O futuro da democracia: cenários político-institucionais até 2022″ e “A classe média brasileira: ambições, valores e projetos de sociedade”.
Eduardo Viola. Professor titular do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em Ciência Política pela USP, com pós-doutorado em Economia Política Internacional na Universidade do Colorado. Foi professor visitante das universidades de Stanford, Colorado, Notre Dame e Amsterdã. Coordenador acadêmico da Rede de Estudos e Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais e Relações Internacionais. Autor de “Sistema internacional com hegemonia das democracias de mercado: desafios de Brasil e Argentina”. Eduardo Viola é especialista do Instituto Millenium.
Ricardo Paes de Barros. Engenheiro e doutor em Economia pela Universidade de Chicago, com pós-doutorado pelo Centro de Crescimento Econômico da Universidade de Yale e pelo Centro de Pesquisa em Economia da Universidade de Chicago. Pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), onde foi diretor de Estudos Sociais, e especialista em Políticas Públicas de Combate à Pobreza. Membro do Conselho de Estudos Latino-Americanos na Universidade de Yale. Organizou, entre outros, os livros “Medida da desigualdade de oportunidades na América Latina e no Caribe” e “Desigualdade de renda no Brasil: uma análise da queda recente”.
Gustavo Franco. Professor do departamento de Economia da PUC-Rio, conselheiro do Instituto Millenium e sócio fundador da Rio Bravo Investimentos. Foi diretor de Assuntos Internacionais e presidente do Banco Central do Brasil de 1993 a 1999. PhD em Economia pela Universidade de Harvard. Publicou, entre outros títulos, “A década republicana: o Brasil e a economia internacional 1888-1900″, “O Plano Real e outros ensaios”, “O desafio brasileiro: ensaios sobre desenvolvimento, globalização e moeda”, “Crônicas da convergência: ensaios sobre temas já não tão polêmicos”, “A economia em Pessoa e Shakespeare e a economia”.
No Comment! Be the first one.