O levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), divulgado pelo G1, apontou que apesar da crise econômica agravada com a pandemia de Covid-19, mais de 1 milhão de pequenas e micro empresas (PMEs) foram abertas no Brasil entre janeiro e abril deste ano.
Em comparação ao ano anterior, o número de novos empreendimentos já corresponde a 25% do total, visto que ao longo de todo período de 2020 foram abertos 4 milhões de novos negócios.
Os números são muito positivos para a economia, porque, como observamos no relatório elaborado também pelo Sebrae com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), as micro e pequenas empresas (MPE) lideraram a geração de empregos em janeiro, criando aproximadamente 195,6 mil vagas, o que corresponde a cerca de 75% do total de 260.353 empregos formais registrado no mês.
Leia também
Micro e Pequenas empresas geraram 75% dos empregos formais em janeiro
“Solução para a crise deve vir do setor privado”, explica especialista
O economista da Property Rights Alliance, Maurício Bento, destacou em entrevista recente ao Instituto Millenium, que a maior parte da economia vem do setor privado, inclusive com fins lucrativos e, por isso, trata-se de um setor tão importante e com grande potencial para impactar positivamente na sociedade.
“São empresas que geram empregos, renda e investimentos. Sem dúvidas, para que a retomada econômica aconteça, é necessário pensar no que fazer com o setor privado que vem sofrendo muito com a crise e com as restrições por conta da pandemia”, apontou.
Setor Privado Não é o Vilão
No novo estudo do Imil em parceria com a ODX, Agronegócio: Exportação, Emprego e Produtividade, é possível entender pelo exemplo positivo do agro, como o setor privado está criando oportunidades, aumentando a produtividade e segurando os números da economia brasileira.
“O agronegócio funciona porque o Estado não está em cima dele e é um exemplo de inspiração para outros setores”, afirmou a CEO do Instituto Millenium, Priscila Pereira Pinto.
Clube Empresa
O Clube Millenium está com uma novidade! Agora micro e pequenos empreendedores podem garantir suas assinaturas por preços especiais, através dos pacotes “Empresa“. Além de conteúdos exclusivos, essa opção dá acesso ao selo “Empreendedor Cabeça Aberta“, uma nova oportunidade de crescimento para o seu negócio. Conheça!