O Brasil atingiu a 84ª posição no ranking de desenvolvimento humano da ONU divulgado na quarta feira, 2 de outubro, que calculou o IDH de 187 países. Mesmo com a melhora de uma posição em relação ao resultado do ano passado, o país vem sofrendo uma desaceleração no progresso em comparação aos outros países pertencentes ao BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China). A média de crescimento da Rússia em 2011 é de 0,81%, Índia, 1,56%, e China 1,43%.
Cláudio Considera, economista e especialista do Instituto Millenium, comenta o assunto. Ouça abaixo:
[display_podcast]
Em 2011, o IDH brasileiro atingiu 0,718, crescendo a uma média anual de 0,69% desde o ano de 2000. O resultado está ligeiramente abaixo da expansão de 0,70% de países de desenvolvimento humano elevado, grupo ao qual pertence o Brasil. Segundo a “Folha de S. Paulo”, esse desempenho relativo é, no entanto, inferior ao dos demais BRICs. Os IDHs de Rússia, China e Índia subiram a uma velocidade bem maior que a da média dos grupos dos quais fazem parte, na última década.
De acordo com o “Estado de S. Paulo”, nos últimos seis anos, o país subiu quatro posições no ranking, tendo sido classificado, em 2007, pela primeira vez, como Alto Desenvolvimento Humano. Na América Latina, o Brasil ficou atrás de vários países: Chile, Argentina, Uruguai, Cuba, México, Panamá, Costa Rica, Venezuela, Peru e Equador.
Fonte: O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo
No Comment! Be the first one.