O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nessa terça-feira que a Câmara irá retomar a comissão da reforma tributária nessa semana. Ele disse que tentou dialogar com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) para reativar a comissão mista da reforma, mas não teve sucesso.
— O presidente do Congresso disse que tinha dificuldade de retomar as comissões mistas. Como nós não conseguimos retomar lá, a partir de amanhã vamos retomar aqui na Câmara dos Deputados.
Maia frisou que seria melhor que o debate contasse com a participação dos senadores, mas, já que Alcolumbre não concordou, a Câmara voltará a analisar a proposta que tramita na casa, relatada por Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), independentemente de o governo enviar uma nova proposta.
Últimas notícias
Pesquisa global mostra que pandemia afeta mais pequenas empresas no Brasil
Ao combater crise, Brasil não estimula uso de energias limpas, diz estudo
Auxílio Emergencial: mais de R$ 78 milhões em fraudes retornaram aos cofres públicos
Ele disse também que a reforma tributária independe da discussão da prorrogação da desoneração da folha de pagamento — vetada pelo governo. Maia vem criticando a proposta do governo de tentar, por meio de uma reforma tributária, “trocar” a desoneração da folha de pagamento aprovada pelo Congresso Nacional por um novo tributo nos moldes da CPMF.
— A simplificação e união de impostos sobre consumo é muito importante e é base importante da recuperação do nosso país, do ambiente de negócios para o setor privado. O debate dos impostos sobre consumo não tem nada a ver com o debate sobre desoneração, uma coisa não invalida a outra.
Fonte: “O Globo”