Em 2015, a Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana (CDM), organização sem fins lucrativos criada há mais de 35 anos, decidiu reunir dezenas de empresas mineiras – ou com atuação no Estado –, entre multinacionais, nacionais e entidades de ensino, no Comitê Mineiro de Voluntariado Corporativo (CMVC). Em seis anos de atuação, o coletivo atualmente conta com mais de 70 instituições das mais diversas regiões de Minas. Para coroar essa história de responsabilidade social e solidariedade, a CDM lançou a primeira edição do Prêmio CMVC.
Com inscrições abertas até 31 de julho (detalhes no fim da matéria), a cerimônia online, prevista para acontecer em 2 de dezembro (três dias antes do Dia Mundial do Voluntariado), quer reconhecer a atuação e os esforços das empresas em torno de ações voluntárias em diversos segmentos. “O prêmio nasce com o objetivo de valorizar as empresas que possuem programas voluntários em menor ou maior escala. Elas se empenharam muito para exercer o voluntariado mesmo na pandemia”, destaca a gerente de projetos da CDM, Vivian Ramos.
Segundo a gestora, as empresas se profissionalizaram muito e cresceram com seus programas de voluntariado “tanto em nível estratégico, fazendo ações eficientes para as comunidades, quanto contribuindo para trabalhar as habilidades e competências de seus colaboradores”. Até o fim de julho, entidades integrantes do comitê deverão enviar suas inscrições em formato de vídeo. Nesta primeira edição, o Prêmio CMVC traz o tema “Conexões que inspiram”.
Serão duas categorias de inscrição: uma institucional, que vai premiar as empresas em voluntariado ou por ações inovadoras, e outra para colaboradores voluntários dessas instituições. “Ele deve ter uma ação de destaque, um comprometimento, de fato. Queremos muito conhecer essas pessoas e suas ideias”, explica Vivian.
Uma das responsáveis pelo prêmio, a analista de projetos da CDM Cássia Cristina ressalta que, quando o assunto é fazer o bem social, não há concorrência entre as empresas. “Na medida em que você tem pautas como a transformação social de pessoas em vulnerabilidade ou a melhoria da educação pública, as instituições se unem em torno desse mesmo objetivo”, ela comenta. “A proposta do prêmio é, essencialmente, inspirar outras pessoas, contar histórias de boas práticas em voluntariado corporativo que fazem a diferença para as pessoas”, acrescenta.
Programação
A premiação faz parte de uma série de iniciativas organizadas pela Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana para o segundo semestre. Na última semana de agosto, para celebrar o Dia Nacional do Voluntariado, no dia 28, a CDM vai realizar um encontro virtual e inédito entre os conselhos de voluntários do Brasil e da América Latina, promovendo o diálogo entre dezenas de entidades. “O evento é focado nos colaboradores voluntários dessas empresas. Queremos mostrar o poder do coletivo no cenário da pandemia. Esperamos que em 2022 a gente possa ter uma programação presencial também”, observa Vivian.
Em outubro, será lançada uma campanha envolvendo as 70 empresas que fazem parte do Comitê Mineiro de Voluntariado Corporativo. As ações serão pensadas a partir da definição do tema, cujo foco estará no apoio à educação pública ou na saúde mental, e devem ser desenvolvidas no formato de apadrinhamento de pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade.
Também em outubro, os grupos integrantes do CMVC vão participar de um workshop sobre estratégias em iniciativas ESG (siga em inglês para “boas práticas sociais, ambientais e de governança corporativa”). Em 2022, as empresas terão de passar por adequações a uma nova metodologia ligada à responsabilidade social.
Momento caótico obrigou instituições a se reinventarem
Vivian Ramos pondera que a pandemia colocou obstáculos e obrigou as instituições a repensarem seus processos no campo do voluntariado. Por outro lado, ela diz que manter as ações também ajudou a saúde mental dos próprios voluntários: “Não tinha ano melhor para a gente inovar, trazer esse prêmio e reconhecer as iniciativas não só das empresas, que tomam a frente dos projetos, mas também dos colaboradores. Tivemos que nos reinventar e nos readequar. As comunidades atendidas precisam, mais do que nunca, dessa assistência”.
A AngloGold Ashanti Brasil é uma das empresas que fazem parte do Comitê Mineiro de Voluntariado Corporativo e uma das parceiras do Prêmio CMVC, bem como o Centro Universitário UNA, o Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMais), a CNH Industrial e o Grupo Sada.
“Acreditamos que o voluntariado é uma ferramenta primordial de transformação social. A criação do prêmio valoriza as ações promovidas de forma voluntária pelos grupos nas empresas, além de incentivar o envolvimento de cada vez mais pessoas nesta importante causa”, afirma Othon de Villefort Maia, gerente sênior de comunicação e relações institucionais da AngloGold Ashanti Brasil.
Fique ligado
As inscrições para o primeiro Prêmio CMVC, realizado pela Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana (CDM), devem ser feitas até o dia 31 de julho pela plataforma Prosas, especializada em seleção e monitoramento de projetos sociais. O edital e as demais informações também estão disponíveis na plataforma.
Fonte: “O Tempo”, 18/06/2021
Foto: Flávio Tavares/O Tempo