Enquanto a digitalização dos negócios era impulsionada na pandemia, outra aceleração também aconteceu: a das fraudes virtuais. “Esse tipo de crime é mais organizado do que parece, na hora de fazer golpes e obter benefícios”, afirma Bernardo Lustosa, CEO da ClearSale.
A empresa, que completa 20 anos em 2021, tem trabalhado para expandir as soluções de segurança, de olho em outras áreas de negócios que se tornaram digitais e que, portanto também precisam de proteção – como bancos, atendimentos médicos e compra de seguros, por exemplo.
“A gente tem uma filosofia na ClearSale de que a imensa maioria da população é honesta. Então essas pessoas não têm tem que demorar 10 minutos para abrir uma conta digital, por exemplo. Se já for conhecida digitalmente, talvez a gente faça isso em menos de 1 minuto”, diz.
O CEO explica que, para separar o joio do trigo, a empresa analisa bilhões de dados, cruzando informações e usando a IA para aprimorar constantemente o aprendizado dos processos, tornando-os mais eficientes.
Somente durante a última BlackFriday, entre quinta e sexta-feira, a empresa conseguiu evitar uR$ 66,3 milhões em fraudes. Foi a primeira vez que a companhia utilizou um sistema 100% na nuvem. “A mudança se tornou necessária porque nunca se comprou tanto online e nunca se vendeu tanto online”, afirma.
Para criar as soluções de tecnologia que irá usar pelos próximos 20 anos – a empresa optou pela a criação laboratório de inovação. “É uma organização quase autônoma, que deve nos trazer muitos resultados”, conta.
Fonte: Época Negócios (01/12/2021)
Foto: Reprodução