Festas em apartamentos com convidados descolados, inteligentes e excêntricos: o cenário é a Paris dos anos 90, mas a realidade é atual. Nadia Léauté, 38 anos, é francesa. Ao vir para o Brasil, buscou uma ideia que fosse ao encontro dos seus propósitos. Fundou então o Blend Inspire, um clube que reúne pessoas que querem agir em prol de causas sociais e transformar a sociedade.
Nascida em Paris, Nadia tinha interesse em vir ao Brasil desde criança. “Minha mãe trabalhava com brasileiros. Eu esperava ela trazer suco de caju e CD do Gilberto Gil”, relembra. No exterior, trabalhou com marketing na L’Oréal da França e do México. No Brasil, foi diretora de comunicação na Rolex durante quatro anos, até que decidiu fundar o Blend Inspire.
“Eu sempre tive uma preocupação de ir atrás dos meus propósitos”, afirma Nadia sobre a fundação do clube. Em Paris, ela frequentou a escola pública, onde não teve contato com segregação social. Quando chegou no Brasil, viu que o cenário de desigualdade era diferente do que tinha vivenciado durante sua infância.
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Seguindo os padrões de festas europeias da década de 90, Nadia criou o Blend Inspire. O clube de networking em filantropia faz um mashup de diferentes pessoas, chamadas de “blenders”, reunindo-as em um evento com uma causa. “Nas festas de Paris, o que importava não era o dinheiro, mas sim o que você tinha a oferecer à sociedade”, explica.
Um dos objetivos de Nadia é tornar a filantropia no Brasil “mais sexy”. Segundo ela, a filantropia aqui é abordada com uma linguagem pesada e formal. Por meio do projeto, ela pretende tornar a ação algo mais leve, fazendo com que as pessoas realmente se conectem com uma causa. “Quero poder criar pontes e proporcionar a um líder de projeto social o acesso a um diretor de marketing de uma multinacional, por exemplo.”
São três pilares que sustentam o projeto: arte, música e filantropia. A primeira edição do Blend Inspire reuniu desde CEOs de grandes multinacionais até professores. A fundadora explica que se surpreendeu com o evento. Ela conta que as pessoas compareceram por um propósito, sem pensar em um cachê. O evento foi realizado a partir de capital próprio de e doações. Entre os apoiadores estiveram marcas como a marca de gin brasileiro Amazzoni, Heineken, além de DJs e chefs de cozinha que abraçaram a causa.
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Para além dos eventos
O time da Blend Inspire atua nas plataformas B2B com o Blend my Client e o Blend my People. É realizado um mapeamento de shakers que se identifiquem com os pilares do projeto e eles são conectados às empresas e aos seus funcionários. “Hoje, as empresas precisam se posicionar frente à sociedade, com um papel físico. Nós ajudamos as empresas a encontrar sua causa”, diz.
O Blend Inspire também existe na forma de podcasts. Disponíveis no Spotify e no Apple Podcasts, os episódios contêm conversas sobre filantropia e tudo que envolve os três pilares do projeto.
Como uma facilitadora das conexões, Léauté pretende lançar uma rede social exclusiva para o Blend Inspire, com o objetivo de reunir pessoas que compartilham os mesmos valores. Também pretende inaugurar em 2021 um espaço físico para realizar programações que durem mais tempo, assim como ocorre com o clube The Conduit, em Londres.
Fonte: “Pequenas Empresas, Grandes Negócios”