No auge da campanha eleitoral de 2018, no segundo semestre do ano que vem, a economia ganhará um reforço extra vindo das concessões. Nesse período, 87 projetos já leiloados começarão a deslanchar, a partir da assinatura dos contratos de financiamento aos projetos e liberação dos recursos. A expectativa é de investimentos de R$ 41,6 bilhões ao longo dos próximos anos. São projetos já dados como certos e que independem do cenário político.
O levantamento, feito com base em dados do governo, considera empreendimentos repassados à iniciativa privada ou que tiveram os contratos prorrogados entre abril de 2016 e agosto deste ano. Depois do leilão o prazo médio para que um projeto entre na fase de construção ou de investimentos efetivos é de um ano a um ano e meio. Por isso a previsão é de que essa injeção de recursos na economia coincida com o período imediatamente anterior ao pleito de outubro.
Alguns projetos já poderão testar o novo modelo de financiamento aprovado por bancos comerciais e pelo BNDES, que permite uma maior participação do mercado de capitais. As instituições financeiras emitem uma carta fiança para as debêntures que serão lançadas desde o início do projeto.
O governo ainda tem como meta licitar outros 33 projetos até o fim deste ano, o que pode impulsionar ainda mais os investimentos entre 2018 e 2019, informou o secretário de Coordenação de Projetos do PPI, Tarcísio Gomes de Freitas. “Os investidores internacionais já desconectaram a questão política da economia”, afirmou Freitas ao “Estadão/Broadcast”.
Entre os projetos que devem concluir o ciclo de maturação até o fim do ano que vem estão, por exemplo, duas rodovias paulistas, nove aeroportos e sete terminais portuários.
PIB. A expectativa é que esses projetos funcionem como alavanca para a taxa de investimento e o Produto Interno Bruto (PIB). Nos últimos anos houve forte retração da taxa de investimentos, que atingiu o pico de 21,8% do PIB em 2010 e começou a cair a partir de 2013, ficando em apenas 15,4% do PIB no ano passado.
O impacto da recuperação dos investimentos será favorável politicamente, avalia o cientista político Murillo de Aragão, presidente da Arko Advice. “Sem dúvida, se as concessões começarem a maturar, vai ajudar”, afirma. Já o economista Cláudio Frischtak, sócio da Inter.B Consultoria, diz que o grande impacto desses projetos no investimento virá a partir de 2019. “Apesar dos esforços, tem-se hoje um conjunto de forças que conspiram contra a ampliação dos investimentos. A realidade é que o governo cita (os projetos), mas só vai ver resultado em termos de investimentos a partir de 2019.”
Projetos
De abril de 2016 para cá, foram concedidos à iniciativa privada 87 projetos, que devem gerar R$ 41,6 bilhões
Abril a outubro de 2016:
– 35 linhas de transmissão
Investimentos: R$ 18,5 bilhões
Novembro de 2016 a agosto de 2017:
– 52 projetos:
2 rodovias paulistas
9 aeroportos (quatro federais e cinco paulistas)
7 terminais portuários (três novos e quatro renovações)
1 rodada de óleo e gás de campos marginais
Desestatização da Celg-D
31 linhas de transmissão
1 renovação de concessão de geração da Hidrelétrica de Pery
Investimentos: R$ 23,1 bilhões
Entrada de novos investidores
– Aeroportos:
Voa SP (Brasil)
Fraport (Alemanha)
Vinci Airports (França)
– Rodovias:
Arteris (Canadá-Espanha)
Pátria Investimentos (Brasil)
– Transmissão
EDP (Portugal)
Sterlite (Índia)
Elektro (Espanha)
Equatorial (Brasil)
– Fusões e aquisições
Brookfield (Canadá)
State Grid (China)
China Communications Construction Company (CCCC -China)
Fonte: “Estadão”
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