Muita gente acha que não é criativo. A razão mais comum para esse problema é a tal mente bloqueada. Mas, segundo Gian Taralli, economista e dono da consultoria Swarms, qualquer um pode ter sua mente destravada.
Em palestra na Feira do Empreendedor SP, em São Paulo, Taralli contou como o empreendedor pode desbloquear a sua criatividade para propor soluções em seu negócio. Ele citou dois obstáculos que aprisionam a capacidade criativa: a atitude negativa e a rotina.
Confira:
1. Estimule o cérebro para criar novas conexões
Gian explica que o cérebro analisa o meio, absorve dados, cria conexões e gera significados. No entanto, se o alimenta com os mesmos dados de sempre, você terá os mesmos resultados. Busque novas áreas que estimulem sua mente a criar novas conexões e gerar novos conceitos. O economista sugere que os empreendedores procurem outras atividades, como teatro, música ou um curso de línguas.
2. Questione
Não fique na dúvida. Não sabe algo? Questione. Pesquise. Estar sempre em busca de respostas para aquilo que você não sabe tira a sua mente da zona de conforto.
3. Defina a necessidade de seu cliente e encontre uma solução
A criatividade não é um conceito para ser aplicado sem um objetivo claro. Saiba para onde direcionar sua capacidade criativa. Entenda o que o seu cliente precisa e foque em encontrar soluções direcionadas.
4. Sempre questione seus processos
Uma tática empregada pelo economista é sempre questionar a sua forma de administrar. “E se eu fizesse diferente?”. Uma solução pode estar escondida dentro da sua própria empresa — e de você.
5. Procure soluções em outros setores
Se a sua equipe de vendas está precisando ser mais corajosa, procure setores onde o fator coragem é bem trabalhado e estimulado. Entenda o que eles fazem e coloque sua mente para utilizar essa informação e criar uma solução para o seu problema. Aprenda com setores que já resolveram o problema que você tem.
6. Aumente o seu repertório
Pode parecer óbvio, mas a única forma de você conseguir colocar em prática qualquer uma dessas estratégias é expandindo seus conhecimentos. A mente não pode criar conexões que não existem. Por isso, alimente o seu repertório com informações das áreas mais distintas.
Fonte: “Pequenas empresas e grandes negócios”.
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