Com um sistema bancário robusto, mas concentrado, o Brasil oferece enorme campo de oportunidades para empreendedores, que apostam na tecnologia para simplificar e baratear processos financeiros.
Segundo levantamento da consultoria Tracxn, há mais de 600 fintechs em operação no país, incluindo os “unicórnios” — start-ups que valem mais de US$ 1 bilhão — Nubank e Ebanx. A consultoria listou outros cinco “soonicorns” e 16 “minicorns” brasileiros que devem ficar no radar dos investidores.
Os “soonicorns” são start-ups bastante valorizadas, que já conseguiram valorização de algumas centenas de milhões de dólares e, nos próximos anos, devem ultrapassar a barreira de US$ 1 bilhão.
Já as “minicorns” são empresas de alto crescimento, nos primeiros estágios de investimentos.
Entre as cinco empresas listadas como “soonicorns” pela Tracxn está o banco digital Neon.
Últimas notícias
Em ano eleitoral, Estados pressionam por mais crédito com o aval da União
Inteligência artificial deve moldar o mercado de tecnologia em 2020
Estas 10 startups brasileiras estão mudando o país para melhor
— Fico feliz pelo reconhecimento do mercado de que a gente está crescendo, atraímos bom investidores e clientes, mas sendo bem sincero, nunca fui muito apegado a nomenclaturas. Estou mais focado em atender bem os clientes — comentou Pedro Conrade, fundador da Neon.
O empreendedor explicou que o mercado bancário brasileiro é resultado de uma série de aquisições, que acabou concentrando o mercado num punhado de grandes bancos. E, sem competição, as margens de lucro são altas, e quem paga é o consumidor.
O avanço tecnológico abriu portas para pessoas como Conrade. Frustrado com as altas taxas cobradas pelo mercado, resolveu empreender, abrindo um banco próprio, algo impensável há poucos anos.
— O Neon não nasceu de um banqueiro, nasceu de um cliente, e isso faz toda a diferença — contou. — Há dez anos, era impensável concorrer no varejo sem uma rede de agências, e isso é custoso e leva tempo. Agora, o banco está no celular. Estamos no momento perfeito para o surgimento de fintechs que oferecem serviços mais baratos e com melhor atendimento, para chacoalhar o mercado que era sem competição.
Esta também é a proposta da Rebel, que oferece crédito sem garantia, com taxas de juros menores que os grandes bancos. Ela foi listada pela Tracxn como uma “minicorn”.
Segundo o diretor financeiro e cofundador da start-up, André Bastos, com o uso da tecnologia e da análise de dados é possível oferecer taxas personalizadas, que variam entre 1,9% e 8% ao mês.
— O mercado de crédito é concentrado nos cinco maiores bancos, que muitas vezes oferecem um serviço precário — afirmou Bastos. — Existe muito espaço para as fintechs deslancharem. Isso é só o início.
Confira a lista completa:
Unicórnios
Nubank
Nubank oferece serviços de cartão de crédito e banco digital, que permite transferências e pagamentos, tudo por aplicativos para celular.
Ebanx
Ebanx é um fornecedor de soluções no processamento de pagamentos na América Latina. Ajuda negócios globais a aceitarem pagamentos em moedas locais.
Soonicorns
Creditas
A Creditas é uma plataforma on-line para empréstimos com garantias. Clientes podem oferecer propriedades ou veículos para obtenção de empréstimos, a juros bem abaixo dos praticados pelo mercado tradicional.
Neon
O Neon é um banco digital completo, que permite que usuários paguem contas, recebam salários, façam compras, transfiram fundos e invistam.
Guia Bolso
O Guia Bolso oferece um aplicativo que funciona como um gerente financeiro pessoal. Ele sincroniza com várias contas bancárias e permite o controle dos gastos.
Weel
A Weel oferece empréstimos para o financiamento de pequenos e médios negócios.
ContaAzul
A ContaAzul oferece uma solução em nuvem para o gerenciamento de pequenos negócios.
Minicorns
RecargaPay
O RecargaPay é uma carteira virtual que permite aos usuários a compra de cargas de celular, assim como pagamento de contas e até mesmo transferências.
Pitzi
A Pitzi é uma plataforma que oferece seguros para celulares.
Contabilizei
A contabilizei oferece serviços de contador para pequenos e médios negócios e profissionais liberais.
Órama
A Órama oferece plataforma para os usuários gerenciarem seus investimentos.
Warren
A Warren oferece uma plataforma para que os clientes invistam com foco num objetivo.
+ Forbes: Imil está entre os melhores think tanks da atualidade
Zoop
A Zoop é uma solução de pagamentos, que permite que negócios gerenciem pagamentos usando suas marcas próprias.
Toro Investimentos
A Toro fornece uma plataforma para corretores investirem.
FinanZero
A FinanZero é um agregador de empréstimos, para os clientes pesquisarem é compararem diferentes opções.
Rebel
A Rebel é uma plataforma on-line de empréstimo pessoal.
Idwall
A Idwall fornece uma solução antifraude com base em análise de bit data e inteligência artificial.
Cora
A Cora está desenvolvendo um banco digital para negócios.
Bidu
A Bidu é uma plataforma para a comparação de seguros.
Gorilla Invest
A Gorilla oferece um aplicativo para o gerenciamento de investimentos.
Pier
A Pier oferece uma plataforma on-line de seguros para celulares.
Vindi
A Vindi fornece uma solução para a finalização de pagamentos e assinaturas.
Magnetis
A Magnetis é uma plataforma on-line de investimentos automatizados, que faz recomendações dentro de um portfólio de opções.
Fonte: “O Globo”