Com o avanço tecnológico, muitas decisões que tomamos no meio digital foram influenciadas por robôs. A inteligência artificial pode não estar visível a olho nu, mas é utilizada por grandes parte das empresas para manipular as escolhas dos consumidores.
Esse foi o tema abordado pelo influenciador digital Fabio Pereira na palestra “Consciência digital: não perca a sua”, realizada na tarde desta terça-feira (4) no Festival de Inovação e Cultura Empreendedora (FICE), iniciativa de “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”, “Época NEGÓCIOS” e “Valor Econômico”.
“Os algoritmos podem ser usados tanto para coagir quanto para persuadir os usuários. A diferença é que, quando coagimos uma pessoa, ela faz algo que não quer. A persuasão digital, por sua vez, é entender o que as pessoas precisam e fazer o que elas querem”, explica Pereira.
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No evento, o comunicador citou a Amazon nos EUA, que “descobre” os livros que os usuários desejam ler e os envia como sugestão para a casa dos consumidores — em um serviço chamado “entrega antecipada”.
“Com tamanho poder na decisão das pessoas, a ética e a moral dos robôs também passaram a ser estudadas. Um carro autônomo, por exemplo, pode ter de decidir entre atropelar três pessoas ou bater em um muro e prejudicar motorista e passageiro. O que o sistema concluiria?”, questiona ele, que escreveu o livro “Consciência Digital: o segredo por trás das forças manipuladoras da inteligência artificial e do mundo digital”, pela editora Caroli.
Para encontrar um equilíbrio sadio neste cenário tecnológico, Pereira indica o usuário a estimular sua consciência digital — chamada de QD. Entre os requisitos para ter mais perspiscácia, estão lidar com a segurança da informação, ter pensamento crítico, ter empatianos meios eletrônicos e gerenciar o tempo destinado a redes sociais. “Se não formos mais conscientes, seremos manipulados”, alerta.
Fonte: “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”