O conselho de administração da Petrobras aprovou, em reunião realizada nesta quarta-feira, o registro de oferta pública e de companhia aberta da controlada Petrobras Distribuidora (BR Distribuidora).
A operação deve envolver a venda entre 25% e 40% da fatia da Petrobras na BR e sua aprovação foi comunicada em fato relevante enviado ao mercado na manhã desta quinta-feira.
A distribuidora de combustíveis pedirá adesão ao Novo Mercado, segmento da Bolsa que tem maior transparência e preocupação com o acionista minoritário.
As ações necessárias para a oferta dependem ainda de aprovação dos órgãos internos da Petrobras e da BR, além da aprovação dos reguladores.
A estatal acrescenta que a comunicação ainda não deve ser considerada anúncio de oferta “e a realização da mesma dependerá de condições favoráveis dos mercados de capitais nacional e internacional”.
A expectativa é que a abertura de capital da subsidiária seja feita até dezembro deste ano. Esse prazo inclui a contratação dos bancos coordenadores, o pedido de registro de oferta na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), as visitas aos investidores (road shows) locais e internacionais e a finalização da abertura de capital.
No início de setembro, a BR Distribuidora aprovou em Assembleia Geral de Acionistas realizada no dia 31 de agosto, a reforma de seu estatuto social.
As mudanças preveem que o Conselho de Administração, que hoje é indicado apenas pela Petrobras, terá ao menos três representantes dos acionistas minoritários, independentemente da participação acionária, além de percentual mínimo de 50% de membros independentes, considerando os eleitos pelos minoritários.
“As operações deverão ser aprovadas pelo voto de 2/3 dos membros do Conselho”, disse a Petrobras.
Fonte: “O Globo”
No Comment! Be the first one.