Seja nos jornais ou nas redes sociais, se você é brasileiro, o assunto que mais tem tido destaque nos últimos dias é a Comissão Parlamentar de Inquérito, a famosa CPI.
Uma CPI é um recurso do Legislativo, que pode ser usado para tirar dúvidas sobre um fato determinado, como uma suspeita de um gasto desnecessário ou ilegalidade em alguma operação do governo.
A cientista política Priscila Pereira Pinto, explica que “a CPI não pode julgar, e não tem a competência para punir investigados. Não é possível expedir mandados de busca e apreensão ou determinar interceptação telefônica. Conclusão: A CPI só ouve testemunhas”. Ouça o áudio!
Quem paga a conta é você!
Desde 2003, o Congresso Nacional instalou 21 Comissões Parlamentares de Inquérito, que juntas gastaram pelo menos R$6,4 milhões, em passagens aéreas e hospedagem para os depoentes; custos com diligências da comissão; consultorias e auditorias; e materiais de escritório, no caso do Senado, como aponta esta matéria do G1.
Nessa mesma matéria, também é possível comparar o quanto foi gasto com as investigações versus o resultado de cada uma delas. Há especialistas que dizem que o custo-benefício é positivo, outros discordam, mas o fato é que enquanto nossos impostos estão sendo aplicados em CPIs, que revelam praticamente o mesmo que já foi noticiado pela imprensa, projetos importantes estão paralisados.
Leia também
Vamos falar sobre o nosso sistema de governo?
Hangout – “Reforma Política: O que precisa mudar?”
“Aquelas reformas que estavam em andamento desde o ano passado, como a Reforma Administrativa e a Reforma Tributária, as privatizações, o pacto federativo e todas essas possibilidades de melhoria para economia e para o funcionalismo público estão parados no Senado. A CPI da Covid-19, por exemplo, irá durar 90 dias, são três meses de paralisação”, destacou.
Por isso, aqui no Instituto Millenium falamos tanto sobre a importância de fiscalizar tudo que é feito. Cobre posicionamento dos representantes que você elegeu, esse não é o momento de parar o país com CPIs, que não vão resolver em nada os problemas enfrentados. O que todos os brasileiros merecem: atenção para a saúde, educação e segurança.
Para sabe ainda mais, assista ao vídeo do Millenium Explica, com o administrador de empresas André Bolini:
Fonte: https://www12.senado.leg.br/hpsenado