A empresa brasileira MOSS, responsável pela criptomoeda MCO2, que é lastreada em créditos de carbono, anunciou uma parceria com o Financial Times, um dos maiores portais de informação do mundo, para a realização de um evento voltado à preservação do meio ambiente.
Chamado de Global Carbon Forum o evento abordará como criar uma economia sustentável para salvar a Amazônia e ocorrerá nos dias 29 e 30 de junho e será gratuito com transmissão em inglês.
Segundo anunciou a empresa o evento reunirá desde líderes e comunidades locais até grandes empresas e investidores, com o objetivo discutir e desenvolver um modelo de produção inclusivo e sustentável.
O foco será no impacto positivo que estratégias de investimento, instrumentos financeiros, mercados de carbono e tecnologia podem ter como facilitadores de uma Amazônia sustentável.
A Amazônia desempenha um papel vital na estabilização do clima da Terra, protegendo a biodiversidade e fornecendo serviços ecossistêmicos significativos para três milhões de espécies e está ameaçada pelo desmatamento.
“Qual a melhor forma de cuidar desse valioso recurso, gerando empregos, desenvolvimento econômico e inovação, ao mesmo tempo em que o restaura e conserva? É possível conciliar esses objetivos? Quais são as melhores práticas e modelos propostos para o desenvolvimento de um modelo inclusivo de baixo carbono na região? Quais políticas, parcerias e instrumentos financeiros são necessários para aproveitar todo o potencial da Amazônia para o benefício das pessoas e da natureza?”, são as perguntas que, segundo a empresa, serão abordadas no evento.
Global Carbon Forum
As sessões do evento abordarão temas como investimento sustentável, como os mercados de carbono estão impulsionando a descarbonização, títulos verdes e os mais novos instrumentos financeiros para a sustentabilidade, conciliando desenvolvimento econômico e conservação na Amazônia.
Os palestrantes do evento incluem Todd Chapman, Embaixador dos Estados Unidos no Brasil; Carlos A. Nobre, Pesquisador Sênior do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo; Marina Grossi, presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).
Também já confirmaram presença no evento Thomas Lovejoy, presidente do Amazon Biodiversity Center, membro sênior da Fundação das Nações Unidas e professor universitário no Departamento de Ciência e Política Ambiental da George Mason University; Daniel Alves da Silva, jogador de futebol profissional que joga pelo São Paulo FC e pela Seleção Brasileira e é membro do Conselho do Prêmio Earthshot; e Luis Felipe Adaime, cofundador e CEO da MOSS.
Fonte: “Cointelegraph”, 22/06/2021
Foto: Reprodução