Os impactos da crise sanitária deixaram ainda mais evidente a importância de profissionais empenhados. Seja no setor privado, seja no setor público, é a dedicação pessoal de cada um que trará resultados positivos para o coletivo.
“Vestir a camisa da empresa” é quase um clichê na iniciativa privada e cada vez mais as pessoas querem entender como o trabalho delas gera impacto no resultado final. O executivo e ex-presidente do banco Santander, Fábio Barbosa, conta que as pessoas querem saber o porquê de estarem fazendo o que fazem.
“Entendendo a razão de estar executando determinada função, as pessoas se motivam”, disse. Ouça o podcast.
No setor público não é diferente. Para que um governo funcione de forma efetiva, todas as engrenagens da máquina precisam estar girando, ou seja, o sistema precisa conversar entre si, fazer sentido e não pode haver ruídos.
Leia também
Menos Estado, mais liberdade para sonhar, empreender e realizar!
Jovem empreende, inova no e-commerce de acessórios e conquista resultados expressivos
Esse processo exige dedicação e trabalho em equipe, o que se torna mais fácil quando cada servidor acredita no plano de governo e tem um propósito com o município, estado, ou país.
“A pessoa que vai para o setor público, em geral, tem o propósito de entrar para colaborar, para ajudar a sociedade. É fundamental entender que o serviço ali realizado faz a diferença”, afirmou.
O executivo ainda instruiu que pessoas busquem empresas cujo propósito faça sentido para elas. O alinhamento entre empresa, funcionário e objetivo mútuo é sinônimo de melhor produtividade, tão necessário para a retomada econômica em 2021.
“Neste ano nós tivemos várias empresas nas quais as pessoas se engajaram, se envolveram, sentiram o drama da crise e fizeram o melhor possível, dadas as circunstâncias. Trabalhar com entusiasmo faz diferença, isso melhora o ambiente e todos saem ganhando”, concluiu.
Você é capaz de construir seu próprio sonho, em 2021 trace uma meta e corra atrás. Se especialize para conseguir um cargo melhor, ou uma nova vaga. Empreenda, se for sua vontade.
Apesar de todos os desafios, o ano que está acabando nos ensinou muito sobre responsabilidades individuais e quanto cada um de nós pode afetar o coletivo. Na vida profissional também é assim, você é responsável pelo seu sucesso e pela sua felicidade.