A startup curitibana Pipefy anuncia nesta quinta-feira, 10, que levantou uma nova rodada de aportes. Avaliado em US$ 45 milhões e liderado pelo fundo americano Insight Partners, o investimento ajudará a empresa a se expandir internacionalmente, com atenção especial aos Estados Unidos. Hoje, mais de 15 mil companhias, distribuídos em 150 países, utilizam a ferramenta da paranaense: voltada a clientes corporativos, a solução da Pipefy ajuda gestores de equipes a criar e melhorar processos internos como compras, contratações e manutenções.
“Nossa missão é fazer com que o líder de uma equipe consiga melhorar os processos, sem ter que pedir ajuda para o departamento de tecnologia de informação (TI) da empresa”, explica Aléssio Alionço, presidente executivo da startup, fundada em 2015.“É uma ferramenta tão simples que até um estagiário pode configurar os processos.”
O modelo de negócios da empresa é baseado em assinaturas por usuário – o plano mínimo custa US$ 9 e cresce de acordo com funcionalidades, mas há uma versão gratuita para testes em empresas pequenas.
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Recursos serão usados para expansão nos EUA
Com os recursos levantados nesta rodada, a Pipefy pretende aprimorar sua ferramenta e expandir a equipe em 50% – quer chegar a 270 funcionários nos próximos 12 meses, contra os 180 atuais. Parte das contratações será nos Estados Unidos, onde a empresa já tem escritórios em São Francisco e em Austin, no Texas – duas cidades conhecidas por serem pólos de tecnologia. Entre os clientes da startup, há nomes como Santander, Vale, a consultoria Accenture e diversas startups, como Gympass, MercadoLivre e Stone.
“Queremos ficar perto dos clientes e fazer contratações estratégicas em áreas como vendas”, diz Alionço, ao Estado. Hoje, a startup tem 20 funcionários nos EUA – a promessa é de dobrar a equipe e abrir mais um escritório, no início de 2020, em localização ainda não definida.
Até por conta disso justifica-se a escolha da startup por investidores americanos. Além do Insight Partners, participaram da rodada também os fundos OpenView e Trinity Ventures, que já tinham participações na curitibana. “O que de fato nos incentivou a trabalhar com a Pipefy é sua plataforma capaz de gerar eficiência para empresas”, afirmou Jeff Lieberman, diretor geral do Insight Partners, em nota. Segundo Alionço, a maior parte do faturamento da Pipefy já vem de fora do Brasil – o executivo não revela números em absoluto, mas diz que a empresa triplicou de tamanho no ano passado e busca a mesma marca este ano.
Caminho de internacionalização é raro e traz desafios, diz especialista
Para o empreendedor Felipe Matos, a Pipefy trilha o caminho da internacionalização desde seus primeiros dias. “O fato do time de tecnologia estar em Curitiba, no entanto, é uma vantagem de custo em comparação com os clientes globais”, diz o especialista, autor do livro 10 Mil Startups.
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É um caminho ainda raro para startups brasileiras – falta de exemplos e o tamanho do mercado interno costumam fazer poucos empreendedores dos País buscarem novas fronteiras. A expansão para ter mais escritórios nos Estados Unidos atende a outra demanda importante, na visão de Matos: conseguir dar suporte a clientes de peso. “Corporações buscam suporte consultivo ao comprar uma solução, o que demanda um time de vendas”, explica. “Será um desafio grande em um mercado competitivo, onde os custos são altos.”
Fonte: “Estadão”