O tamanho do Estado corresponde à eficiência da gestão?
O jornal “Globo”publicou matéria, nesta sexta, 9 de setembro, sobre a diferença na contratação de servidores entre a gestão de Lula e a de FHC:
“Radiografia da ocupação do setor público a partir da década de 90, apresentada nesta quinta-feira pelo Ipea, demonstra que triplicou o número de servidores contratados por concurso público na gestão de Luiz Inácio Lula da Silva, se comparado com os dois períodos de Fernando Henrique Cardoso. Nos oito anos do petista na Presidência da República, ingressaram na administração pública 155.534 servidores, contra 51.613 no período do tucano. Ainda assim, o estudo mostra que o número de servidores ativos no final de 2010 – 630.542 – é inferior ao recorde histórico, de 1992, com 683.618.”
O Instituto Millenium quer saber a sua opinião:
O número de servidores contratados na gestão Lula foi três vezes superior a da administração FHC. A admissão de mais funcionários garante a melhoria dos serviços? Qual é a melhor solução?
Mais funcionário publico não significa melhoria dos serviços, muito pelo contrário, representa um fardo maior para a sociedade que terá que arcar com mais dinheiro que é desviado do setor produtivo para a “farra” do governo. Cada funcionário publico admitido, significa um numero bem maior de perdas de emprego no setor privado.Só há uma justificativa para a contratação destes funcionarios: quando estão relacionados com a prestação de serviço na area da segurança, do cumprimento da lei.
O crescimento do funcionalismo publico na era Lula está relacionado com o crescimento do PT na estratégia do exercíco hegemonico do poder. É uma velha prática exercida pela ex URSS, e aqui, com os militar pós 64. Desta maneira tem a chance de governar com ótimo controle sobre a máquina do estado e de aplicar seu programa político. Os fies partidarios tidos com este expediente estarão disponiveis para qualquer batalha na defesa do privilégio que se tornou comum, sendo dificil reverter a situação.
Quanto maior o Estado maior a mediocridade, a corrupção e o autoritarismo. Tá aí o lulopetismo que não me deixa mentir. Lembrando que, fora os funcionários públicos por concurso, ainda tem um monte de gente que está chegando a cargos públicos por via dos movimentos sociais, hoje transformados em espécie de sovietes do atual governo (pois Dilma é continuidade do padim). Não por outra razão, todos eles estiveram ausentes das manifestações contra a corrupção.
“O número de servidores contratados na gestão Lula foi três vezes superior a da administração FHC. A admissão de mais funcionários garante a melhoria dos serviços?”
Sim.
Claro que sim! Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Brasil não é um país perdulário quanto ao funcionalismo público, com exceção em algumas áreas. E quem afirma isso é Wanderley guilherme dos Santos. Países que deram um salto desenvolvementista, como a Coréia do Sul, tiveram como requesito ação do Estado em parceria com o setor privado. Sobre esse assunto, recomendo a leitura de “Chutando a escada”, de Ha Joon Chang.
Existe um certo raciocínio viciado que associa imediatamente o número da burocracia com a liberdade política de um país. Não há necessariamente relação entre liberdade e tamanho do funcionalismo público do país, como comprova a experiência social-democrata nos países escandinavos e o Chile de Pinochet.
“O número de servidores contratados na gestão Lula foi três vezes superior a da administração FHC. A admissão de mais funcionários garante a melhoria dos serviços?”
R:Houve um aumento de universidades federais, só para ficar num exemplo de vários serviços que foram ampliados após a era FHC.
Portanto, SIM, aumentou o serviço, aumentou os servidores. Questão de lógica além de briga política partidária.
São os donos do estado a comandar a sociedade.
Não é sem motivo que temos uma bancada oposicionista proporcionalmente menor que a da Venezuela (com o advento do PSD, será menor ainda).
Está tudo dominado, só não nos convidam, a sociedade, para a festa; pelo contrário, para nós mandam a conta.
Para nós nem a voz da oposição restou, pois não há quem a represente.
Como não lembrar da ARENA, o maior partido do Ocidente. Lembram?
o brasil precisa de pessoas como o dirceu pra ajuda a dilma e tira aqueles homens corruptos que só aproveita dos brasilheiros inocentes
A Admissão de mais funcionários garante a melhoria dos serviços?
Garante sim, garante que vai piorar, com absoluta certeza!
Garante mais votos para o “Grande Irmão”, cabidaço de emprego para a companheirada, inchaço, incompetência e mais corrupção na máquina administrativa. A solução? Óbvia: o que fazem as empresas privadas?
Verificação de cada funcionário e cargo com atividades desenvolvidas. Se tem padrinho. Mas ainda acho que nos ministérios e outras instituições estatais o melhor é o funcionário de carreira – acredito que será menos ladrão.
E PEÇO A DILMA QUE DIMINUA O NÚMERO DE MINISTÉRIOS QUE SEMPRE FORAM DE 26 E COM LULA SUBIU A 37 MINISTÉRIOS. UM ABSURDO, UM ABUSO.
ODEIO LULA. E OLHE QUE FUI PETISTA MUITO ANOS.
brasilha precisa de mais mulheres e homens como o lula pessoas de carater que cuida de verdade das brasilheiras e brasilheiros. a parte que achei mais legal do presidente lula foi a relação mais aprofundada com paises do oriente medio assim o brasil segue caminho certo
brasilha precisa de mais pessoas de carater como lula a parte que achei mais importante do presidente lula a relação brasil com oriente medio afinal somos bem parecidos lula colocou o brasil no caminho certo agora é só a dilma seguir o caminho
Se o Sr.V.C.Camorim quer vigilancia para seu patrimonio, contrate segurança privada.contratar funcionario publico nao pode, mas, gastar com policia para vigiar meu patrimonio aai pode.A extrema direita brasileira e risivel!!!
Claro que não. É muita gente que vai para o emprego,e não para o trabalho.Se esse pessoal fosse realmente trabalhar não seria necessário tanta gente.A maioria do funcionalismo só gera despeza para a sociedade pagar.
LAMENTAVEL TODOS ESTES COMENTARIOS…
TODOS CRITICAM, MAS TODOS FICAMOS ATRAS DAS TELAS DO NOSSO PC. MINHAA SUGESTAO É QUE VAMOS PRA RUA CONVOCAR A SOCIEDADE PRA DIZER CHEGA DE FARRA E VAMOS TRABALHAR.
SE ASSIM TIVER ESTA MANIFESTACAO PELA PAZ EU ESTAREI LÁ.
Fala-se do Lula ter aberto muitos concursos e engordado a máquina burocrática do Executivo. Esta é uma verdade parcial. FHC diminuiu a máquina burocrática, mas terceirizou muitos serviços. Então ficaram empatados.
Por que os jornais não abrem uma discussão acentuada sobre o Legislativo e seu inchaço administrativo em todos as esferas de governo federal, estaduais e municipais. O Congresso Nacional gasta R$ 6 bilhões anualmente; mas não é só ele, o Tribunal de Justiça de S. Paulo também…
“POLITICA”,NO BRASIL SE FALA MUINTO EM CRIME ORGANIZADO;O CRIME NO BRASIL É A POLITICA!OLHA O TAMANHO DOS DISVIOS, ROUBOS E MUINTO MAIS E ISSO É DE CIMA EM BAIXO,É DA PRESIDENCIA AO VEREADOR É UMA GRANDE QUADRILHA A MELHOR, TEM UNS PROGRAMAS DE AUDITÓRIO Q FALA Q TEM POLICO HONESTO NO BRASIL,ME APONTA UM SÓ;PQ AQUELE Q CALA CONSENTE ENTÃO SE TORNA CUMPLICI; E A FALSA DEMOCRACIA? VC É OBRIGADO A TD,SÓ TEM DEVERES,VC JA VIU UM POLITICO PAGAR PELOS SEUS ERROS.DEVOLVEREM SEUS ROUBOS?MANDEM PRA…