Na reta final de uma das disputas presidenciais mais indefinidas desde a redemocratização do Brasil após a ditadura militar, o Instituto Millenium e a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) realizam nesta quarta-feira, às 15h, um debate sobre as perspectivas para o próximo presidente, em especial sua relação com o Congresso Nacional. O encontro “Como avançar em um cenário marcado pelo presidencialismo de coalizão?” é gratuito e aberto ao público, na sede da ACRJ (Rua da Candelária 9, 12º andar).
Os debatedores serão o historiador Marco Antônio Villa, professor da Universidade Federal de São Carlos, e o advogado e cientista político Murillo de Aragão, da consultoria Arko Advice Pesquisas. A mediação será do presidente da ACRJ, Antenor Barros Leal.
Não será fácil, seja quem for o vencedor das eleições, a relação do próximo presidente com o Congresso. A busca por apoio parlamentar para aprovar projetos do governo esteve na gênese do mensalão, no primeiro mandato do PT, com Lula. Em seu governo, Dilma Rousseff também teve problemas com aliados, especialmente o PMDB.
Já a outra candidata apontada como favorita pelas pesquisas, Marina Silva (PSB), pode ter contra o si o fato de que deverá contar com uma pequena base de apoio parlamentar.
— O professor Marco Antônio Villa vai dar o contexto histórico da relação entre os poderes Executivo e Legislativo desde a redemocratização. O Murillo de Aragão explicará como funciona o dia a dia dessa relação — conta a diretora-executiva do Instituto Millenium, a cientista política Priscila Pereira Pinto. — O eleitor elege uma pessoa que terá de fazer alianças para poder governar. Entender como se dá essa governança é um ponto crucial do atual regime político brasileiro.
Fonte: O Globo
No Comment! Be the first one.