No início dos tempos modernos, a causa em prol da liberdade venceu a batalha contra o autoritarismo. Com destaque especial ao campo da liberdade de expressão, os argumentos poderosos de John Milton, John Locke, James Madison, John Stuart Mill e tantos outros ajudaram a combater os ímpetos de censura que surgiram – e ainda surgem – ao longo da história.
Nos últimos anos, muitos dos conflitos sociais e políticos vivenciados no Brasil e no mundo se revelam frutos de uma lenta consagração do que ficou conhecido como “guerras culturais” – que, fortalecidas pela retórica e estratégia pós-modernas, resultam em graves implicações para o amadurecimento de uma sociedade livre.
Com o objetivo de trazer à luz o debate sobre tais questões, o IFL Jovem SP, em parceria com o IFL-SP, Insper Liber e Ayn Rand Center Latin America, promove o evento “Liberdade de Expressão e Pós-Modernismo”, gratuito e aberto ao público externo, com as participações de Stephen Hicks e Fernando Schüler.
Com recepção de participantes a partir das 19 horas, a programação terá início às 19h30 com uma palestra de abertura de Fernando Schüler, que será prosseguida pela palestra principal, ministrada por Stephen Hicks.
Após o término de ambas as exposições, haverá uma sessão de Q&A, com perguntas da plateia, conduzida pelo Professor Schüler.
O evento será realizado Auditório Steffi e Max Perlman, localizado no Insper (Rua Quatá, 300 – Vila Olímpia), em São Paulo, com número limitado de 200 vagas.
Para registrar presença e garantir o seu lugar, basta preencher o seguinte formulário: https://forms.gle/y4PNAaRoJZviQSW7A.
Sobre Stephen Hicks:
Professor de Filosofia na Rockford University, Diretor Executivo do Center for Ethics and Entrepreneurship e Pesquisador Sênior na The Atlas Society. Autor de seis livros, tem artigos publicados em prestigiadas revistas acadêmicas e veículos de grande circulação. Em 2010, foi vencedor do Prêmio Excelência em Ensino da Rockford University. É Bacharel e Mestre pela Universidade de Guelph, no Canadá, e PhD em Filosofia pela Indiana University, nos Estados Unidos.
Sobre Fernando Schüler:
Doutor em Filosofia e Mestre em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com Pós-Doutorado pela Columbia University, em Nova York. É Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e Especialista em Gestão Cultural e Cooperação Ibero-americana pela Universidade de Barcelona (UB). Foi Secretário de Estado da Justiça e do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul. Atualmente é titular da Cátedra Insper Palavra Aberta, voltada ao estudo e à defesa da liberdade de expressão, além de colunista da Veja e do Grupo Bandeirantes.