Impossível minimizar a importância do diálogo saudável para a construção de políticas mais eficientes para o Brasil. É pensando nisso que o Instituto Millenium promove o projeto de hangouts, reunindo especialistas para debater assuntos importantes da sociedade brasileira. Transmitidos ao vivo pela internet, os eventos permitem ao leitor um acesso a debates de alto nível, com informações que o ajudam a formar seu pensamento crítico.
Este ano, foram nove hangouts organizados. Relembre:
1º – A hora e a vez das privatizações
Por que e como privatizar? Essas foram algumas das perguntas respondidas no hangout que reuniu os economistas Elena Landau e Sérgio Lazzarini, sob mediação do também economista, Gustavo Grisa. Muitos esclarecimentos sobre a necessidade de desestatização. Reveja:
2º – Reforma da Previdência: expectativas para o texto final
Os economistas Raul Velloso e José Márcio Camargo, sob mediação de Sérvulo Dias, alertaram para os perigos e distorções do sistema previdenciário, analisando a tramitação da reforma da Previdência.
3º – Justiça vs. política: O STF na mira da opinião pública
A relação entre o Legislativo e o Judiciário e as ações do Supremo Tribunal Federal (STF) ao longo do ano também foram colocadas em pauta no projeto. Mediados pelo advogado e conselheiro do Instituto Millenium, Sebastião Ventura, o ex-Ministro-chefe da Advocacia-Geral da União, Fábio Medina Osório, e o advogado especialista em Direito Eleitoral, Antônio Augusto Mayer dos Santos, realizaram um rico debate sobre este poder da democracia.
4º – Reforma tributária: tudo o que precisamos saber
Um ano marcado pelos projetos reformistas não pode excluir o debate acerca da reforma tributária. Para dar luz ao tema, o Imil convidou Bernard Appy e Fernando Steinbruch para esclarecer os modelos viáveis de mudanças do nosso complexo e caro sistema tributário. O encontro foi mediado por Gustavo Grisa.
5º – Novas ideias para a educação
O futuro chegou para a Educação. Sob mediação de Thiago Peixoto, o jornalista e educador Alexandre Le Voci Sayad e o cientista de dados Vítor Wilher analisaram a importância das boas ideias para o desenvolvimento da educação no Brasil e trouxeram para a discussão as novas formas de aprendizado.
6º – O impacto das reformas econômicas no Agronegócio
As reformas econômicas impactam diferentes setores da economia e com Agronegócio não é diferente. Convidados pelo Imil, os especialistas Sergio Luiz Bardella Aratangy, CEO da Damha Agro; Luiz Gustavo Silva, CEO da Fiagril; e Samanta Pineda, advogada especialista em direito socioambiental falaram sobre o que está mudando no segmento. A conversa foi esclarecedora para entender o impacto no Agro e a importância de mais liberdade e menos burocracia.
7º – Reforma política: o que precisa mudar?
De olho nas eleições municipais de 2020,o Imil convidou três cientistas políticos para debater o sistema político brasileiro. Paulo Moura e Paulo Kramer, sob mediação de Murilo Medeiros, explicaram como funciona o atual modelo no Brasil e o que poderia mudar com uma reforma eficiente.
8º – Vamos falar sobre empreendedorismo?
Três jovens empreendedores se reuniram para debater o empreendedorismo e dar conselhos para quem deseja inovar no mercado. Participaram da conversa o antropólogo Michel Alcoforado, da Consumoteca; e Gustavo Kahil, fundador do Money Times. O debate foi mediado por Eduardo Salvatore, COO da fintech PandaPay.
9º – Nos bastidores de Brasília
Para encerrar a programação com chave de ouro, André Bolini, Pedro Trippi e Pedro Rafael relatam como foi este ano histórico no Congresso Nacional. Os três acompanharam de perto a rotina em Brasília nos últimos meses e falaram sobre o que viram no período, a movimentação pelas reformas, a atuação da sociedade civil neste processo, além de traçar expectativas para 2020 nas casas legislativas. Vale a pena rever: