Com alguns toques na tela de um smartphone, o aplicativo Sem Patrão ajuda o usuário a contratar um profissional de confiança próximo à sua casa. Com a tecnologia de geolocalização, a plataforma conecta clientes a prestadores de serviços em até 400 categorias, que vão de beleza a construção civil.
A ideia do aplicativo surgiu durante uma crise de emprego na cidade de Naviraí (MS), em 2013, quando o gestor em tecnologia Nelson Júnior pensava em alguma forma prática de acessar o seu histórico de trabalho caso precisasse mudar de cidade. Ao mesmo tempo, Nelson recebia em sua loja muitas pessoas à procura de serviços, como eletricistas ou encanadores. Foi aí que percebeu que poderia reunir em um só lugar profissionais e clientes. O aplicativo, no entanto, saiu do papel somente quatro anos depois, quando seu amigo e sócio Giovane Esteves topou investir no negócio.
Na primeira semana de atividade, a plataforma cadastrou 800 pessoas entre profissionais e clientes, muito além da meta prevista pelos sócios. “Lançamos o app em Naviraí e achávamos que seriam 300 profissionais cadastrados em seis meses. Não esperávamos essa recepção das pessoas”, conta Nelson. Ouça a entrevista completa no player abaixo!
Atualmente, o Sem Patrão conta com 14 mil usuários em todo o Brasil e mil visitas diárias no website. A maior demanda de serviços destina-se às funções mais rotineiras, como pintores, desentupidores e construtores, explica o empresário: “Cada dia mais pessoas se cadastram e o número no app aumenta. Quanto maior a demanda por uma categoria, mais pessoas cadastradas também. Os serviços mais procurados são os mais usuais e temos uma boa gama de pessoas para o cliente escolher”.
Como funciona
Depois de efetuar um rápido cadastro, o usuário é direcionado para a lista de categorias de serviços e terá acesso a média de valores, recomendações, localização e telefone do profissional. O contato é feito diretamente pela página da plataforma ou pelo WhatsApp. “Nós não intervimos em nenhum processo nem ficamos sabendo quem entra em contato com quem. Sabemos apenas o número de visualização dos perfis teve”, explica o cofundador.
O aplicativo está disponível gratuitamente para iOS, Android ou através do site.