É difícil se destacar em um mercado cada vez mais inteligente e competitivo. Em entrevista ao Instituto Millenium, dois dos maiores líderes brasileiros da atualidade; Alex Szapiro, CEO da Amazon Brasil, e Paulo Kakinoff, presidente da Gol Linhas Aéreas, deram dicas para os empreendedores que desejam se aventurar no mundo dos negócios. Assista!
Obsessão pelo cliente
Entre os 14 princípios da Amazon, está a obsessão pelo cliente. Uma lei que deveria ser seguida por todas as organizações, independente de seu tamanho e posição no mercado, como explica Szapiro. “É a certeza de que toda a empresa e seus funcionários estão trabalhando pelo cliente. De que vamos conseguir entregar o produto que ele está buscando, com as melhores conveniências, além de surpreendê-lo com um bom atendimento, trazendo boas ofertas etc”, explica, salientando que os usuários buscam qualidades cada vez mais elevadas, o que acaba sendo um desafio para os gestores.
+ Assista: A reputação na era digital
O que é ser um líder?
Na opinião de Paulo, para que uma empresa seja líder de mercado, é preciso ter uma estrutura no alcance de seus objetivos, consequente, sustentável e com orientação para impactar a sociedade. Mas, para estar à frente de uma organização deste tipo, é necessário atualização. “A busca constante pela informação e aprimoramento através do conhecimento, que é gerado pelo debate, por estudo e por um desejo genuíno de empatia e de entender diferentes pontos de vista e divergências”.