Não é novidade que o Instituto Millenium apoia uma sociedade mais livre respaldada por instituições fortes e pela economia de mercado. Esse trabalho, ativo há 14 anos, se reflete não apenas na produção diária de conteúdo que convida o leitor a pensar e refletir sobre a importância de valores e princípios, mas também no apoio institucional a projetos e ideias que visam construir um país mais justo, com uma economia mais eficiente e que seja capaz de gerar empregos e reduzir a pobreza. Um desses projetos é a reforma da Previdência.
Desde janeiro de 2019, o Imil faz parte da “Apoie a Reforma“, uma rede constituída por 77 instituições que pretende instigar cidadãos em favor das reais mudanças estruturais que o Brasil precisa. O objetivo comum do projeto é impulsionar a mobilização da sociedade e dos parlamentares por mudanças no atual sistema previdenciário no país. Mais do que evitar o abismo fiscal que se anuncia logo à frente, é preciso combater privilégios e desigualdades que perpetuam a pobreza, transferindo dinheiro de pobres para ricos.
Na última semana, o Apoie a Reforma foi oficialmente lançado em São Paulo juntamente com uma pesquisa Ibope/CLP visando desvendar a percepção da sociedade a respeito da reforma da Previdência. Dentre as interessantes informações extraídas, a de que 82% dos brasileiros apoiam fazer um esforço para garantir a aposentadoria de futuras gerações mostra que, apesar de tanta desinformação espalhada nas redes por grupos de interesse, a população está começando a entender que não dá para fechar os olhos para a crítica situação das contas públicas brasileiras.
De acordo com o levantamento, 45% das pessoas aprovam o regime de capitalização, que prevê a criação de poupanças individuais onde o valor da contribuição de cada trabalhador será depositado em conta individual, ou seja, não se mistura com o dos demais contribuintes. A pesquisa mostra também que 58% dos cidadãos apoiam a reforma desde que ela traga ganhos econômicos. A proposta apresentada pelo Governo Federal conta com o apoio de 44% da população.
Durante o lançamento da Apoie a Reforma, a diretora de mobilização do Centro de Liderança Pública, Ana Marina, explicou que a percepção do brasileiro sobre reforma da Previdência melhorou, se levado em conta a série histórica das últimas pesquisas realizadas pelo Ibope: “Boa parcela da população já entende que é necessário reformar a previdência, sobretudo se os recursos forem aplicados em áreas cruciais e problemáticas do País, como segurança, saúde e educação”, destacou.
CLIQUE E LEIA A PESQUISA NA ÍNTEGRA
Estudo desenvolvido pelo Imil
No último mês de maio, como esforço para conscientizar a população e os congressistas brasileiros a respeito da reforma da Previdência, o Instituto Millenium lançou um estudo inédito realizado através de Big Data para retratar o impacto da Previdência Social na economia do país. O documento apontou para nocivas distorções causadas pelos benefícios pagos hoje no Brasil. Acesse abaixo:
CLIQUE E FAÇA DOWNLOAD
*Com informações de “Apoie a Reforma”