O aumento no número de centros de pensamentos no Brasil mostra a importância da nossa liberdade de expressão, inovação e democracia. Refrescante, em 2019, é poder ouvir e ler ideias e propostas das mais variadas, sobre temas fundamentais para a sociedade: economia com inovação, modernização da comunicação, entre muitos outros, como a importância da cidadania exigida pela responsabilidade pessoal de cada brasileiro sobre o futuro do nosso país.
Grande parte dos institutos que são centros de pensamentos também são apartidários e sem fins lucrativos, portanto, não cabe a essas entidades influenciar, financiar ou ser financiado por nenhum partido ou uma única empresa. A missão de um think tank é ser um porto seguro com credibilidade e ideias fáceis de serem compartilhadas para que todas as pessoas possam se informar sobre qualquer tema, inclusive os mais complexos.
Pensar e provocar a reflexão exige diversidade de ideias e propostas. No caso do Instituto Millenium, o foco é no Mais Brasil. Nossa missão é apontar propostas com a capacidade de mudar a nação para melhor e dar exemplos de como fiscalizar os governantes de forma eficaz. Esse trabalho, de mais de uma década, sempre ouviu e respondeu as dúvidas do nosso público.
Para explicar e monitorar a vida econômica e política do Brasil, nós contamos com vários especialistas, profissionais e conselheiros. Todos eles, mesmo não sendo remunerados, compartilham suas experiências em prol desta mesma causa. Além disso, realizamos nosso trabalho graças a doações financeiras de pessoa física e pessoa jurídica, que são utilizadas durante todo o ano, sem divisão de lucro e com transparência dos gastos. No Imil, cada cidadão é tratado com respeito, sem absolutismo ou extremismo. As informações precisam ser claras e confiáveis, já que o conteúdo envolve centenas de vozes, além das emoções de milhares de pessoas em uma conversa coletiva, que é fundamental para a juventude de hoje.
Leia mais de Priscila Pereira Pinto
Podemos conversar sem pílulas?
Mais Brasil, menos pessimismo
São mais de 200 nomes envolvidos em nossa rede, com opiniões plurais, compartilhando, no entanto, algo em comum: a confiança de que o caminho para um Brasil melhor passa por uma sociedade que respeite as liberdades individuais, cultive a democracia representativa, faça valer as leis, e valorize o empreendedor como aquele responsável pela geração de riqueza ao país.
É gratificante fazer parte de um centro de pensamento que tem o respeito de grandes pensadores, acadêmicos e formadores de opinião de todas as idades. O Millenium é uma força positiva que não dá espaço para fofocas e ofensas. Aqui, nós temos um objetivo em comum: unir vozes em prol de um país melhor para todos, sem exceção!
Quem pensa positivamente, e quer viver nesse país, exige informações úteis e confiáveis para se inspirar. Fica aqui o meu voto de força para todos os centros de pensamentos com energia para proteger a liberdade de expressão, a inovação e a cidadania no Brasil, mesmo com tanta carga negativa no ar. Nosso trabalho foi, é, e continuará sendo fundamental para que consigamos mudar o país.
Vamos juntos!