Com intuito de impactar e difundir valores diferenciados no ambiente escolar, o Instituto Liberdade e Justiça (ILJ) lançou, em 2018, com apoio de financiamento coletivo, a “Turminha da Liberdade”, projeto com o objetivo de disseminar ideias liberais para o público infantil. Através de livretos inspirados em grandes nomes do liberalismo, o projeto lança neste mês o segundo título “Antônio e o segredo do universo em breves lições”, sucessor de “Anya e o mistério do sumiço do cãozinho Galt”.
Em entrevista ao Instituto Millenium, o presidente do ILJ e autor das histórias Giuliano Miotto conta sobre o desejo de levar o liberalismo aos pequenos e destaca a importância de valores na formação de indivíduos conscientes:
“Hoje as crianças nas escolas são educadas sobre cidadania, meio ambiente, mas há pouca coisa sobre responsabilidade individual, ou seja, arrumar o próprio quarto, ter responsabilidade com os professores, com os colegas, responsabilidade pelos próprios atos… E também autoestima e produtividade. Você não consegue ter uma nação de empreendedores e pessoas responsáveis se elas estão com a autoestima baixa. E a produtividade, que é você entender que tem que ser um indivíduo que gera valor para sociedade. Não é o simples fato de você existir aqui que te torna especial. A sociedade precisa identificar em você alguém útil, que gere valor não só em dinheiro”, explica. Ouça a entrevista completa no player abaixo:
Sobre o quadro atual que o Brasil apresenta em relação à educação básica, o autor da “Turminha da Liberdade” reforça que, embora o país venha investindo cada vez mais em educação, o retorno ainda deixa a desejar:
“Acredito na importância dos valores que a Turminha defende. O que está sendo passado para as crianças são valores errados e coletivistas e que retiram a importância e a responsabilidade do individuo. A meritocracia, por exemplo, é mal entendida. Muitos acham que o mérito dos outros tem que ser dividido com todos. Portanto, ensinar meritocracia, no ambiente escolar, é fundamental, já que a escola vem privilegiando a mediocridade”, critica Miotto, salientando a ineficiência do sistema também com os professores:
“É um sistema todo errado que premia mal os bons profissionais. Os bons professores da rede pública não têm estímulo nenhum para serem bons ou investirem o tempo deles em conhecimento e em uma boa didática. A meritocracia é fundamental para que o sistema educacional brasileiro saia deste buraco onde ele está. A educação precisa de liberdade, inclusive didática. Ter mais liberdade de conteúdos e não ficar tão amarrada a uma agenda governamental, que é também um fator que prejudica bastante a educação infantil”, conclui.
Os livrinhos
A “Turminha da Liberdade” possui exemplares apenas em português, mas em breve terá traduções para o espanhol, inglês e alemão. A história do segundo livro “Antônio e o Segredo do Universo em Breves Lições”, que já está em pré-venda, pretende trazer para o universo infantil os ensinamentos contidos no livro “As Seis Lições”, do economista austríaco Ludwig von Mises.
Cada exemplar do novo título custa R$ 35, já com frete, e pode ser adquirido através do site da Turminha da Liberdade. O primeiro livro pode ser encontrado em formato e-book na plataforma Kindle, da Amazon.