Nesta quarta-feira (24), a 128ª edição do Imil na Sala de Aula levou o cientista de dados e fundador da consultoria Análise Macro, Vítor Wilher, para uma palestra mais que especial na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul.
Sob o tema “Por que cobrar mensalidades em universidades estatais?”, Wilher falou para uma plateia formada por 50 alunos e professores sobre como o modelo atual de ensino superior perpetua desigualdades sociais num cenário onde, de acordo com o Banco Mundial, estudantes em universidades públicas – em grande parte oriundos de camadas mais ricas da população – custam de duas a três vezes mais que estudantes em universidades privadas.
Os slides da palestra podem ser baixados aqui.
Nas redes sociais, Wilher comemorou a receptividade dos estudantes ao tema abordado: “Aqui na UFPel tive a grata surpresa de, primeiro, ver que há um grupo liberal propondo ideias reformistas para a educação brasileira dentro de uma universidade estatal. E, segundo, ver que as ideias que eu defendo há 15 anos estão cada vez mais próximas de se tornarem realidade porque venceram na teoria e na prática (…) Acreditar em ideias muda um país…”.
Já para o professor Carlos Adriano Ferraz, o encontro foi uma oportunidade de fomentar o debate saudável em torno de novas ideias: “A palestra deixará resultados duradouros no debate aqui na UFPel. Espero que no futuro possamos repetir essa parceria”, disse em mensagem enviada ao Instituto Millenium.
Quer participar do Imil na Sala de Aula?
A adesão ao projeto é gratuito e os temas, bem como a escolha dos especialistas, são determinados em parceria com professores e alunos das universidades. Todo o custeio das palestras é feito pelo Instituto Millenium com apoio das empresas GOL e Porto Seguro. A conscientização dos jovens gira em torno de bandeiras como a economia de mercado, a democracia representativa, a liberdade e o fomento ao empreendedorismo.
Para mais informações e agendar uma edição do programa, basta entrar em contato através do e-mail alice@institutomillenium.org.br. As vagas são limitadas!