O Dia dos Namorados pode não ser uma data tão a dois … O Estado não é convidado, mas nunca fica de fora. Está presente através dos impostos em cada produto presenteado ou nos itens da comemoração. A carga tributária sobre muitos dos produtos geralmente escolhidos no 12 de junho pode passar dos 60%.
Os perfumes são os campeões da carga tributária. No caso dos nacionais, paga-se 69,13% de impostos. Já nos importados, a taxa sobre para 78,43%.
Os impostos também pesam bastante no vinho: 54,73% e alíquota que sobe no caso dos espumantes para 59,49%.
Para as joias os impostos chegam a 50,44% do preço do produto.
Veja a lista com a carga tributária de cada produto. Os dados são do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT)
– Bolsa: 39,95%
– Chocolate: 38,60%
– Fondue de Chocolate 38,51%
– Bombons 37,61%
– Fondue de queijo 36,54%
– Roupa feminina (lingerie): 34,67%
– Jantar em restaurante: 32,31%
– Bicho de pelúcia: 29,92%
– Flores: 17,71%
No site do Instituto Millenium, acompanhe a campanha Tributação transparente
Espero que com essa louvável e outras iniciativas e ações. Um dia poderemos por lei ter isto discriminado na etiqueta de preço ou algo parecido. Parabéns à todos os
envolvidos, pela iniciativa.
Iniciativa louvável, a população brasileira deveria estar ciente da carga tributária criminosa que pagamos. Quanto a pergunta acima depende de que lado se esta do maçarico, no nosso caso o mesmo está nas mãos da corja de politicos desonestos e incompetentes que fritão o futuro de uma promissora nação em troca de alguns milhões.