A indicação de leitura do Instituto Millenium, em parceria com a Editora LVM, para esta semana é o livro “A Lei”, do economista e jornalista francês Frédéric Bastiat. A obra tem como proposta mostrar que a lei é importante para a vida em sociedade mas, ao mesmo tempo, pode ser deturpada e usada como ferramenta para explorar os cidadãos.
O livro, considerado atemporal, foi escrito em uma época onde o discurso socialista crescia e despertava paixões fervorosas. O autor, enquanto deputado francês, confrontou as ideias daquele tempo, pregando que a lei deveria ser utilizada como ferramenta para garantir a liberdade individual.
Leia também
“Evolução histórica do liberalismo”, de Antonio Paim
Dica de leitura “O poder das ideias: a Vida, a Obra e as Lições de Ludwig von Mises”, de Helio Beltrão
Com questionamentos profundos, sem deixar o humor irônico de lado, a obra traz um paralelo sobre a importância moral e material da liberdade, expondo de maneira sintética como surge a necessidade da lei e como o homem a corrompe ao longo do tempo.
A leitura é ideal para quem deseja ter maior noção do poder das leis, além de demonstrar como seria uma sociedade ideal em termos jurídicos.