A dica de leitura da semana, em parceria com a Editora LVM, é o livro “A pretensão do conhecimento”, de F. A. Hayek. A obra, publicada em 2019, é considerada de fácil e rápida compreensão. Trata-se de uma “versão popular” do artigo acadêmico “The Use of Knowledge in Society”, publicado por Hayek em 1945.
O texto apresenta uma reflexão sobre a economia, a circulação de dinheiro e o movimento global em busca de melhores condições de vida.
A leitura é indicada para todos que, além de se interessarem por economia, também querem entender mais sobre vasto campo das ciências sociais. O discurso de Friedrich Hayek é considerado simples, mas extremamente relevante, ressaltando principalmente a importância de entender e aplicar os conhecimentos da economia em todas as áreas sociais.
Leia também
Millenium Explica: Teto de Gastos e redução da pobreza
Gustavo Franco e Helio Beltrão falam sobre perspectivas políticas para 2022
O prêmio Nobel
Hayek é considerado um dos maiores representantes da Escola Austríaca de pensamento econômico. Defendeu veemente o liberalismo clássico e contribuiu ativamente para a filosofia do direito, economia, epistemologia, entre outras áreas. Recebeu o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel de 1974, por seu “trabalho pioneiro na teoria da moeda e flutuações econômicas e pela análise penetrante da interdependência dos fenômenos econômicos, sociais e institucionais”.