A indicação de livro do Millenium da semana é um clássico da literatura liberal “A revolta de Atlas”, romance de Ayn Rand. Na obra, a autora apresenta os valores de liberdade de expressão e de pensamento, livre mercado e defesa da razão, por exemplo, como essenciais para a prosperidade e sucesso humano.
Esses também são valores defendidos pelo Instituto Millenium e nossos leitores vão encontrar em nosso site, aplicativo e redes sociais, conteúdos que abrangem política econômica, com o objetivo de auxiliar a todos no exercício da Democracia, entendimento da Economia de Mercado e do Empreendedorismo, além da compreensão do que é o Estado de Direito e a Liberdade de Expressão.
Leia também:
Luciana Yeung: “Liberdade econômica é o melhor caminho para gerar riqueza e prosperidade!”
“Se não fizermos a desestatização das ideias, não vamos desestatizar a burocracia”, diz João Accioly
Política, agenda econômica e o papel do Instituto Millenium: entenda!
Sobre o livro
A história se passa numa época imprecisa, quando as forças políticas de esquerda estão no poder. Último baluarte do que ainda resta do capitalismo num mundo infestado de repúblicas populares, os Estados Unidos estão em decadência e sua economia caminha para o colapso.
Nesse cenário desolador, em que a intervenção estatal se sobrepõe a qualquer iniciativa privada de reerguer a economia, os principais líderes da indústria, do empresariado, das ciências e das artes começam a sumir sem deixar pistas. Com medidas arbitrárias e leis manipuladas, o Estado logo se apossa de suas propriedades e invenções, mas não é capaz de manter a lucratividade de seus negócios.
Ayn Rand traça um panorama estarrecedor de uma realidade em que o desaparecimento das mentes criativas põe em xeque toda a existência. Com personagens fascinantes, a autora apresenta os princípios de sua filosofia: a defesa da razão, do individualismo, do livre mercado e da liberdade de expressão, bem como os valores segundo os quais o homem deve viver – a racionalidade, a honestidade, a justiça, a independência, a integridade, a produtividade e o orgulho.
Best-seller há mais de 50 anos, com mais de 11 milhões de exemplares vendidos no mundo, A revolta de Atlas desafia algumas das crenças mais arraigadas da sociedade atual. Sua mensagem transformadora conquistou uma legião de leitores e fãs: cada indivíduo é responsável por suas ações e por buscar a liberdade e a felicidade como valores supremos.
Sobre o autor
Ayn Rand foi uma escritora, dramaturga, roteirista e filósofa norte-americana de origem judaico-russa, mais conhecida por desenvolver um sistema filosófico chamado de Objetivismo, e por seus romances.