O livro “Destorcer o Brasil”, do escritor e empreendedor social Jorge Maranhão é a dica de leitura do Instituto Millenium para esta semana. A obra traz uma reflexão sobre como as questões culturais e políticas se relacionam na sociedade brasileira. O autor chama de “torção barroquista” a reviravolta política vivenciada nos últimos anos, ressaltando que o cidadão brasileiro deixou de ser um eleitor que beira a omissão para se tornar um adepto da polarização ideológica.
De acordo com as análises de Maranhão, o Brasil atualmente não anseia apenas por mudanças políticas, mas sim, por transformações em todo o complexo cultural, inclusive no comportamento social da própria cidadania, desde as manifestações que aconteceram em 2013. Para ele, essa nova maneira de pensar e se posicionar vem surpreendendo até mesmo os analistas políticos e, para compreender o que está por vir, é preciso refletir de forma mais profunda sobre a cultura brasileira, inclusive nos espaços mais analíticos das mídias tradicionais.
Para quem ficou curioso, o título do livro é um jogo de palavras entre destorcer e distorcer já que o autor defende a ideia de que a recente contorção ideológica que o país tem passado é a demonstração do esgotamento do barroquismo, quando acaba a era da retórica populista a fim de inaugurar a era da razão e do bom senso iluminista.
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A obra é uma ótima opção para quem deseja analisar de forma aprofundada todo esse entendimento que Jorge Maranhão apresenta como torção, retorção, contorção e distorção entre público e privado que pode levar a reinauguração da República, ainda que tardia, pelos próprios cidadãos, que o autor chama de “agentes de cidadania”.
Sobre o autor
Jorge Maranhão é publicitário, consultor, escritor, mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fundador e diretor de criação da Propaganda Professa e especialista em comunicação corporativa. É autor dos livros “A arte da publicidade” (Papirus, 1988), “Mídia e cidadania” (Topbooks, 1993) e “A voz do cidadão” (Contra Capa, 1995). Colabora com artigos de opinião sobre mídia, cidadania, arte, cultura, política e comunicação nos principais jornais do país. Produz e apresenta os boletins “A voz do cidadão” nas rádios Globo e CBN.