PIB, taxa de juros, taxa de inflação, contas públicas e mercado financeiro. Essas palavras que, você, leitor do Millenium, constantemente encontra em nossos conteúdos, foram explicadas de uma forma nada técnica no livro “Economia no cotidiano: decifra-me ou te devoro”, do economista Alexandre Schwartsman.
Mais do autor
Urgência
Ainda 21%
Na obra, o autor não só explica do que se tratam os termos econômicos, mas principalmente como a atividade econômica está presente no dia a dia e afeta todos os aspectos da nossa vida. Ao entendermos o sistema de variação de preços, por exemplo, tomamos decisões mais acertadas quando precisamos decidir se vale a pena contrair uma dívida para comprar um imóvel, sair de um emprego formal para empreender ou até mesmo fazer escolhas no supermercado.
É uma leitura perfeita para todos que querem entender melhor a economia, sem precisar ser fluente em “economês”. Como explica o autor, “o objetivo é que o leitor, ao final de cada capítulo, possa se sentir à vontade para compreender de que forma a economia afeta seu dia a dia, e não como uma conversa esotérica de especialistas para especialistas”.
Sobre o autor
Alexandre Schwartsman foi economista-chefe do grupo Santander Brasil e diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central (BC) durante o governo Lula. Schwartsman formou-se em administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em economia pela Universidade de São Paulo (USP). Cursou doutorado em economia na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Em sua carreira também constam passagens pelo Unibanco e pelo Bankers’ Association (BBA).