O livro “Jogando para ganhar: teoria e prática da guerra política”, de Roberto Motta, é a indicação de leitura do Instituto Millenium para esta semana. A obra apresenta um conjunto de histórias e análises sobre o Brasil, levando em consideração a cultura, a política e a sociedade dentro do contexto atual.
Para iniciar a conversa, o autor faz um paralelo entre o passado e o futuro, expondo reflexões sobre medo e oportunidades, além de comentar possíveis causas de inúmeros problemas nacionais. Nesse diálogo, Roberto Motta traz personalidades interessantes como Youval Harari, autor de “Sapiens” e de “Homo Deus”.
A obra também conta com textos especiais dedicados à guerra política, através da discussão de livros como: “A Arte da Guerra Política” e “Take No Prisoners”, de David Horowitz, e “Regras Para Radicais”, de Saul Alinsky.
Segurança pública nacional
Outro ponto que deve ser destacado são os ensaios dedicados à segurança pública, que falam sobre os mitos e os enganos relacionados ao assunto, propondo uma nova forma de pensar o problema, baseando-se em dados e referências consistentes.
No evento de lançamento da obra, Roberto Motta destacou, em entrevista, que a crise de segurança pública no Brasil foi causada pela degradação da legislação penal e da capacidade da nossa polícia. Assista!
“Para resolver essa crise, é preciso fazer três coisas: reinventar a nossa polícia, retomar o controle dos presídios e fazer alterações urgentes e profundas na lei penal”, afirmou.
O livro também conta com uma análise dedicada a Geert Hofstede, pesquisador holandês cujas ideias sobre dimensões culturais oferecem explicações poderosas para as diferenças entre as nações.
A leitura é profunda e interessante para quem deseja não só conhecer as causas de determinados problemas nacionais, mas também cooperar com ações que possam trazer mudança para a sociedade.