Na primeira dica de livro de 2021, selecionamos o livro “Liberdade Igual: O que é e por que importa”, do professor e doutor em direito, Gustavo Binenbojm.
A busca por liberdade é inerente ao ser humano, fazendo parte da essência de todos nós. O extremismo que assola nossa sociedade ameaça as liberdades individuais e o Estado, que regula essas liberdades, precisa se posicionar de forma a garantir que todos os seus cidadãos possam ser livres à sua maneira.
Leia também
Intervenção do governo pode causar desconfiança por parte dos empresários e reduz as opções do consumidor, alerta especialista
Dica de leitura: o valor das ideias, de Marcos Lisboa e Samuel Pessôa
Sobre o livro
Neste livro, o autor reuniu alguns ensaios em que analisou os diferentes aspectos da liberdade e do papel regulador do Estado. Foi através da sua experiência em ter defendido diversas causas perante o STF, como a da liberação de biografias não autorizadas e a derrubada da censura ao humor e à crítica jornalística em período eleitoral, que os textos foram construídos, trazendo uma perspectiva única sobre os desafios da sociedade brasileira atual para alcançar a liberdade igualitária de seus cidadãos.
Sobre o autor
Gustavo Binenbojm é doutor em Direito Público pela UERJ e em 2003 obteve o grau de Master of Laws (LL.M.) pela Yale Law School . É professor titular de Direito Administrativo da Faculdade de Direito da UERJ, professor do curso de pós-graduação em Direito da Fundação Getúlio Vargas – FGV e professor emérito da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ. Também é sócio-fundador do escritório Gustavo Binenbojm & Associados e autor de livros e artigos em periódicos especializados.