A sugestão do Instituto Millenium para esta semana é o livro “O chamado da tribo: grandes pensadores para o nosso tempo”, do jornalista, escritor e vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, Mario Vargas Llosa.
A leitura é recomendada para quem deseja aprender mais sobre política e economia através da autobiografia intelectual de um dos maiores escritores da atualidade. A obra traz diálogos densos e detalhados com os sete pensadores liberais que foram responsáveis por moldar seu pensamento liberal nos últimos cinquenta anos: Adam Smith, José Ortega y Gasset, Friedrich Hayek, Karl Popper, Raymond Aron, Isaiah Berlin e Jean-François Revel.
Foi a partir desses autores que Vargas Llosa conheceu uma tradição de pensamento que favorece o indivíduo frente à tribo, à nação, à classe ou ao partido, e que defende a liberdade de expressão como um valor indispensável para o exercício da democracia.
Pode gostar também
Dica de Leitura: “Evolução histórica do liberalismo”, de Antonio Paim
Dica de Leitura: Pare de Acreditar no Governo
Ao longo das páginas, o autor também apresenta seus pontos de vista acerca da Revolução Cubana, além de comentar sobre o distanciamento das ideias de Jean-Paul Sartre, que foi sua grande inspiração na juventude.
A obra é um ótimo incentivo aos estudos do liberalismo e também é interessante para todos aqueles que estão envolvidos ou que gostariam de se envolver mais no debate de ideias políticas.