A dica de leitura do Instituto Millenium para esta semana é o livro “O poder das ideias: a Vida, a Obra e as Lições de Ludwig von Mises“, de Helio Beltrão. A obra, além de ideal para quem se interessa por economia, também apresenta histórias sobre a vida de Mises, relatando fatos ainda desconhecidos pelo público em geral.
+O Setor Privado Não é o Vilão
Um dos maiores nomes do liberalismo, Ludwig von Mises lutou contra o inflacionismo e foi responsável por demonstrar que o único caminho para a prosperidade e sucesso tem como base o investimento de capital privado, o livre mercado e a divisão do trabalho. Ou seja, em paralelo com os tempos atuais, Mises nos deixou o conhecimento de que apenas sendo livre, uma nação poderá ser próspera, ressaltando a importância da implementação de uma agenda econômica liberal.
Leia também
“Evolução histórica do liberalismo”, de Antonio Paim
Quer entender por que existem países ricos e pobres? Leia!
Sobre o autor
Hélio Beltrão é graduado em finanças com MBA pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque. Foi executivo do Banco Garantia, Mídia Investimentos e da Sextante Investimentos. É fundador e especialista do Instituto Millenium e fundador-presidente do Instituto Mises Brasil. Também é membro do conselho de administração do Grupo Ultra, da Le Lis Blanc, da Artesia Investimentos, do conselho consultivo da Ediouro Publicações e da Lab SSJ.
Ideias x Ideologia
Assim como o nome do livro diz, ideias são de fato muito poderosas, já que a partir delas surgem os pensamentos capazes de melhorar o mundo em que vivemos. Porém, é preciso diferenciar ideias de ideologias, como explica a cientista política Priscila Pereira Pinto.
“As ideias são pensamentos frequentes e adaptáveis a novas realidades. Já a ideologia, por outro lado, é uma ideia engessada – e é preciso tomar cuidado para que isso não interdite o debate público”, destacou.
+Millenium Explica: Qual a diferença de ideias e ideologia?
Fique atento a todos os discursos apresentados, porque se no lugar de abrir o debate e te levar a refletir sobre o que foi apresentado, ele tentar te convencer de que só algo ou alguém é a solução para todos os problemas, você pode ser enganado. Só estamos em uma democracia se houver espaço para o diálogo e evolução.