A indicação da semana do Instituto Millenium é o livro O Valor das Ideias, de Marcos Lisboa e Samuel Pessôa. A obra é uma coletânea de textos que discutem temas primordiais da nossa agenda política e econômica. Diversas polêmicas dos antigos governos são abordadas e a polarização e ideologias são substituídas pela argumentação e debate de ideias.
Sobre o Livro
Com textos de Ruy Fausto, Fernando Haddad, Marcelo Coelho, Celso Rocha de Barros, Helio Gurovitz, Luiz Fernando de Paula, Elias M. Khalil Jabbour, José Luis Oreiro, Paulo Gala, Pedro Paulo Zahluth Bastos e Luiz Gonzaga Belluzzo, este livro reconstitui e oferece ao leitor uma discussão plural e de alto nível sobre os rumos da esquerda, o balanço dos mandatos PT e PSDB, a crise da democracia e as controvérsias das escolas econômicas que regeram os últimos governos. Muito mais do que esmiuçar as diferenças entre direita versus esquerda ou desenvolvimentismo versus liberalismo econômico, esta coletânea é um exemplo singular de debate respeitoso em tempos de polarização.
Mais de Samuel Pessôa:
A natureza fiscal da epidemia
Ativismo Legislativo
Sobre os autores
Marcos Lisboa é economista, presidente do Insper e ex-secretário de política econômica do governo Lula. É doutor em economia pela Universidade da Pensilvânia e atuou como Professor Assistente no Departamento de Economia da Universidade de Stanford.
Samuel Pessôa é professor da pós-graduação em economia da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro (EPGE/FGV), chefe do Centro de Crescimento Econômico do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE/FGV) e editor da revista “Pesquisa e Planejamento Econômico”. É doutor em economia pela Universidade de São Paulo (USP), bacharel e mestre em física pela mesma universidade. É especialista em crescimento, flutuações e planejamento econômico. Participou da organização do livro “Desenvolvimento econômico – Uma perspectiva brasileira” (Editora Campus, 2012).
Diferença entre ideias e ideologia
A CEO do Instituto Millenium, Priscila Pereira Pinto, explica como as ideias estimulam a democracia, enquanto a ideologia engessa o sistema e é prejudicial para o livre pensamento.
+Millenium Explica: Qual a diferença de ideias e ideologia?
“Ideologia é quando um grupo de pessoas decide ter uma ideia que serve para todos e não muda, não se adapta. Por exemplo: se para resolver os problemas do mundo resolvem que é necessário ter uma almofada, uma ideologia vai tentar nos convencer que a única solução para os problemas do mundo é ter uma almofada. Isso é perigoso, principalmente na política, porque não há troca de ideias ou debate. Você não está numa democracia quando não conversa e não abre espaço para a evolução”, destacou.
Editora Almedina
Com o objetivo de levar conhecimento, cultura e ajudar na formação de cidadãos mais críticos e bem informados, o Instituto Millenium e a Editora Almedina lançam uma parceria para você, nosso leitor.
Na compra de qualquer livro do site da editora, utilize o cupom MILLENIUM40 e garanta pelo menos 40% de desconto! Aproveite!